Android: 5 navegadores que não deixam rastros

Smartphones geralmente são produtos voltados a um único usuário, mas nem sempre o proprietário consegue ter a privacidade que deseja.

Às vezes, ao emprestar seu aparelho para alguém, seus dados ficam expostos. Pensando nessa questão, algumas desenvolvedoras criaram navegadores especiais que evitam que bisbilhoteiros vejam seu histórico.

Navegadores Privacidade

 

Descrição

 

Aplicativos famosos trazem opções para deixar você no anonimato, mas há alguns menos conhecidos que podem fazer um pouco mais pela sua privacidade. Separamos cinco browsers gratuitos para Android que trazem recursos peculiares para você testar e navegar tranquilamente.

 

Leia a descrição de cada aplicativo, baixe-o teste e se caso preferir comente.

OBS: Para baixar os arquivos click sobre a imagem ou no nome do aplicativo

 

 

 

 

1- Jerky

 

Apostando em um design caprichado e em opções avançadas para a segurança do usuário, o Jerky é um dos navegadores mais indicados para quem busca privacidade. Este é um dos poucos programas que vêm com uma opção para não deixar qualquer vestígio da navegação no celular (ele não grava cookies, históricos, senhas e outros dados).

Além dessa vantagem, o programa conta com um sistema de trava de segurança. Basicamente, esse recurso serve para que bisbilhoteiros não possam usar o aplicativo de forma alguma. Toda vez que o software é aberto (seja pela primeira vez ou acessando no menu de apps abertos recentemente), ele solicita a senha do proprietário — um código exclusivo para o navegador.

O Jerky é compatível com os mais recentes padrões da web e pode usar a tecnologia Adobe Flash (somente para Android 4.2 ou anterior). Em nossos testes, o programa usou cerca de 80 MB de memória RAM com apenas um site aberto. As funções de privacidade são exemplares!

 

 

2- Shady Browser

 

Assim como o Jerky, este navegador também tem a privacidade como principal objetivo, trazendo um código de segurança para bloquear o app contra terceiros. Uma grande vantagem é que o programa não é mostrado na lista de apps usados recentemente, algo que impede que seus amigos descubram que você navegou na web há pouco tempo.

A interface não é tão elegante quanto a do Jerky, mas o charme do Shady Browser é a navegação em tela cheia. As barras de notificação do sistema e de navegação dentro do browser são ocultadas por padrão. Quando o usuário quer digitar um novo endereço ou acessar alguma opção, basta clicar sobre a bolha no canto inferior direito.

Além disso, o Shady Browser tem diversas opções que garantem o anonimato na web. Ao desmarcar as caixas dentro das configurações de privacidade, o navegador para de salvar senhas, cookies e outros dados. É incrível que, mesmo com tantas opções, o programa usa apenas 50 MB de memória RAM. Infelizmente, o bloqueio com padrão só funciona na primeira inicialização.

 

 

 

 

3- InBrowser

 

Apesar de não ter tantas opções de privacidade quanto o Shady e o Jerky, o aplicativo InBrowser garante a segurança do usuário ao deletar todos os dados de navegação quando a sessão é encerrada. O aplicativo também evita que outras pessoas saibam que a pessoa navegou recentemente ao não aparecer na lista de apps recentes.

Este software também é compatível com a navegação em tela cheia e pode usar o SafeSearch do Google por padrão. Compatível com diversos plugins (incluindo o Adobe Flash), o programa mostrou rapidez na navegação. Ao manter uma página da web aberta, o InBrowser consome apenas 60 MB de memória RAM.

 

 

 

 

4- Downloader & Private Browser

 

Mudando um pouco de função, o Downloader & Private Browser visa oferecer privacidade e facilidade nos downloads. Na questão da segurança dos dados do usuário, o app conta com uma série de botões que garantem a eliminação dos dados rapidamente. Além disso, ele tem um esquema de trava de segurança, o qual funciona em qualquer sessão.

As configurações de downloads são bem-vindas, mas não ajudam em nada na questão da privacidade. Uma limitação do programa é a impossibilidade de capturar screenshots, mas o pior problema são as propagandas que aparecem por todo lado, sendo que algumas são em tela cheia, o que torna a navegação bem irritante. O app ocupa 70 MB de memória RAM quando um único site está carregado.

 

 

 

5- Orweb

 

Finalizando nossa lista, temos um browser que serve tanto para deixar a navegação mais segura quanto para desviar o tráfego de dados via proxy. O Orweb não conta com senha para bloqueio da aplicação, mas ele tem um botão que facilita a eliminação dos dados temporários.

Caso você não queira usar essa configuração, é possível ativar uma opção que apaga o histórico durante a navegação. Apesar de ter boa intenção, o Orweb apresentou diversos erros no carregamento das páginas, não exibindo uma série de imagens nos sites. Ao carregar apenas uma página, o programa usou 70 MB de memória RAM.

COMPARTILHE
Criador do Eu Sou Android, compartilho conteúdo de qualidade. Gosto de ter personalidade própria. eu sou eu mesmo. Duvidas? Comente!

COMO FAZER DOWNLOAD!!! Se estiver com dificuldades com o download ou instalação do aplicativo/jogo, acesse nosso Tutorial Como baixar e instalar apps e jogos do Eu Sou Android.

Link off? Reporte nos coméntarios, isso irá nos ajudar a manter o maximo de links online.