Agora você terá todas as novidades do Android diretamente no Eu Sou Android.

 

 

Agora já temos rumores sobre o lançamento do Google Nexus 5 e do Android 4.4!

 

 

 

 

Novas Imagens do Android 4.4 KitKat/Key Lime Pie

Quando Sundar Pichai, o chefe do Android anunciou o lançamento do Android 4.4 com uma imagem de um gigante KitKat com o formato do Bugdroid, que mais parecia um petisco do chocolate da Nestlé, vimos que aquele seria o nome do próximo sistema operacional Android, substituindo o anterior 4.4 de codinome Key Lime Pie. Mas um vazamento recente de uma versão inicial do Android 4.4 mostrou uma fatia de Key Lime Pie e nenhum indício de KitKat. A avaliação geral é que o Android 4.4 parece ser uma versão mais polida da plataforma Android em relação ao que foi visto no passado.

 

Mosaico de Apps

Acima vemos que a Google está introduzindo um mosaico em movimento do histórico de suas versões do Android, apresentando “seus doces” e ordenando alfabeticamente, pelo cronograma das versões: Cup Cake (1.5), Donut (1.6), Eclair (2.0), Froyo (2.2), Gingerbread (2.3) , Honeycomb (3.0), Ice Cream Sandwich (4.0), Jelly Bean (4.1) e KitKat/Key Lime Pie (4.4).

 

Menu de Apps

Acima também podemos perceber que o Android 4.3.1 (esquerda) e o 4.4 (direita) têm a mesma aparência, mas os ícones para YouTube, Configurações, Configurações do Google, Google Now e Pesquisa por Voz foram modificados. Fotos do Google+ também aparece no 4.4 enquanto o Messenger do Google+ desaparece. E há a adição do QuickOffice é claro (pode ser que o menu seja transparente, mas a informação ainda não foi confirmada).

 

Key Lime Pie

Sempre escutamos KitKat, mas até agora nos vazamentos que se espalham pela internet o sistema operacional ainda é chamado oficialmente de Key Lime Pie. Na Screenshot acima ele está sendo executado no Google Nexus 7 2013.

 

Impressão via Nuvem

De acordo com os vazamentos anteriores, parece que a equipe do Android já trouxe uma forma de impressão mais fácil a partir de dispositivos Android com o KitKat. Acima temos uma opção para ligar o aparelho ao Cloud Print, provavelmente o serviço que a Google lançou no início deste ano, o que permite que os trabalhos de impressão sejam enviados a partir de tablets, celulares e notebooks através da web.

 

Configurações

O ícone de configurações mudou, e nesta nova versão a Google parece ter implementado a opção “Tap & Pay”. A função exata do que a gigante de Mountain View fez ainda não é conhecida, mas parece sugerir um melhor suporte para pagamentos baseados em NFC. Curiosamente, a Google abriu recentemente o Google Wallet para todos os dispositivos Android rodando 2.3 ou superior, até mesmo em hardwares sem suporte ao NFC. Será que poderemos realizar pagamentos diretamente do nosso Android?

 

Alterações de design

À esquerda está o relógio do Android Jelly Bean 4.3.1. À direita está o relógio do KitKat, que recebeu significativas mudanças se comparado ao Jelly Bean. Além do enfraquecimento da fonte do relógio, o despertador saiu do meio da tela para o canto superior esquerdo no KitKat.

 

QuickOffice no KitKat

Agora o QuickOffice já está implementado no KitKat. Faz sentido trazer o aplicativo no Android, uma vez que a Google publicou-o na Google Play Store no mês passado, e com isso o Android pode crescer o seu número de usuários que utilizam o editor, e manter o Microsoft Office longe.

 

Cronômetro no KitKat

À esquerda está o 4.3.1 e à direita é o 4.4. Novamente, o KitKat perde o negrito no primeiro dígito e é mais centrado. O cronômetro do KitKat é visualmente mais limpo, acabando com os marcadores de minutos e segundos.

 

Temporizador

A Google fez mudanças no projeto semelhantes ao aplicativo de cronômetro. À esquerda o temporizador do Jelly Bean, e à direita o do KitKat.

 

Downloads 

O menu de Downloads também sofreu alterações, a esquerda temos o do Jelly Bean e a direita o do KitKat.

 

Configurações de Localização sofrem mudanças 

Do lado esquerdo temos o Android 4.4, e do lado direito o 4.3. Rumores mostram que o acesso a localização que tínhamos no Android 4.3 está sendo reformulado para o 4.4 e é agora é chamado “Localização”. A localização on/off  mudou para o canto superior direito. Agora há três modos de localização: Alta precisão (GPS, Wi-Fi e rede móvel); Economia de bateria (redes móveis e Wi-Fi); Apenas os sensores do dispositivo (GPS). Por último, parece que o sistema está recebendo uma característica que fará muita diferença: o histórico dos últimos pedidos de localização. Na imagem abaixo podemos entender um pouco mais a respeito (em inglês, tradução em breve).

 

Novo Launcher

 

<package name=”com.google.android.gel”

codePath=”/system/app/GoogleHome.apk”>

 

A Google está preparando um novo launcher que será chamado Google Experience. Pelo menos é assim que ele foi chamado há algumas semanas atrás. Além do nome Google Experience,  através do arquivo de log muito detalhado compartilhada pelo Myce descobrimos que ele contém referências a um pacote de nome com.google.android.gel.

A terminação “gel” parece ser uma abreviatura de Google Experience Launcher, então está bem claro que provavelmente na nova versão do Android teremos um novo launcher. Mas existe mais um fato curioso: Abra a página dos apps da Google Na Google Play Store. Repare que a grande maioria das aplicações da empresa começam com “com.google.android”. No entanto, apps da empresa que não estão na página da Google Play, como os launchers anteriores tem o nome “com.android”. Olhando para essa característica, vemos que talvez o novo launcher da Google vá para a Play Store, e fique disponível para alguns ou até mesmo para todos os dispositivos.

Também temos agora o “com.google.android.GoogleCamera”, que é um novo apk, enquanto em versões anteriores ele fazia parte da Galeria do Android. O apk do telefone também sofreu essa mudança, passou de “com.android.dialer” a “com.google.android.dialer”.

Uma outra característica que fica evidente é o lema do novo Android, “to make an amazing Android experience available for everybody.” em português “Fazer uma experiência Android incrível disponível para todos”.

 

Características do novo Android 

– Tanto a barra de navegação quanto as barras de status  agora são transparentes, mas apenas enquanto está no launcher. Assim que você abrir qualquer aplicativo elas voltam a ser pretas. Isso pode mudar, até agora é o que temos. E realmente fica melhor assim, pois quando você abre um app a barra transparente fica feia, pois temos a visualização da cor sólida da aplicação e uma transparência que exibe o papel de parede no fundo.

 

– Google Search agora está integrada no fundo do Google Experience. o Google Now parece ter um botão de toque no canto inferior direito para adicionar um lembrete.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

– Na imagem a direita vemos a Pesquisa por Voz do Android 4.3, e a esquerda do 4.4. Repare que agora a pesquisa por voz só ocupa metade da tela, a outra metade é transparente, como se fosse um grande widget. Não sabemos se é apenas uma atalho adicionado ou se isso ocorrerá sempre que ela for aberta.

 

– A quantidade de homescreens não está mais limitada a 5 e parece ser infinitamente expansível. A tela inicial para a direita está sempre vazia. Se você adicionar algo a ela, outra é criada a direita. Dessa forma, você nunca tem que criar homescreens manualmente. As pastas também estão limitadas a exibirem 16 apps apenas, caso mais de 16 sejam adicionados a pasta fica rolável.

 

– Ao tentar criar um widget vemos novamente o nome Google Experience, o que comprova o nome da nova versão do launcher do KitKat.

 

Outras características

– O ícone do menu de apps já não tem um círculo em torno dele;
– O separador horizontal com identificadores da tela inicial é substituído por pequenos pontos acima;
– O Fundo da gaveta do aplicativo agora é transparente, em vez de preto;
– Novo papel de parede que lembra um dos wallpapers do Nexus 7;
– Isto não tem relação com o launcher, mas alguns ícones foram alterados, incluindo o ícone do telefone.

 

Google Nexus 5 

O usuário Daniel Benavides compartilhou no Google+ uma foto de algo que pode ser a “casa” do Nexus 5. A foto foi tirada em uma das lojas Best Buy dos EUA, e como podemos ver na imagem acima, temos encaixes para 3 dispositivos. Será que teremos 3 Nexus 5? Será um Novo Chromebook? Ou apenas uma jogada de marketing da Google?

 

Android KitKat – Lançamento no dia 18 de outubro? 

Na página oficial do KitKat no Google+ uma imagem um tanto quanto curiosa foi postada. Ela exibe a mensagem “Everybody dance now! #AndroidKITKAT”. A princípio não parece significar muita coisa, mas se associarmos o conteúdo postado a música que fez e faz sucesso até hoje“Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)” do C+C Music Factory, que possui 4:04 minutos (Android 4.4) e foi lançada no dia 18 de outubro, podemos deduzir que talvez esta a data do lançamento.

Já nesta outra postagem do KitKat, desta vez no Twitter, vemos a mensagem “Sometimes you have to look for the signs…” e em seguida uma imagem com “THIS IS IT” escrita com pedaços de KitKat. Novamente se fizermos uma associação com o filme “This Is It”  de Michael Jackson, que chegou às lojas no dia 28 de outubro, podemos dizer que uma outra possibilidade é que o 4.4 seja lançado no dia 28 de outubro.

 

Nem tudo que aqui citamos acontecerá. Pode ser que seja exatamente como descrevemos, ou totalmente diferente do que mostramos. Diariamente estaremos atualizando esse post até o dia 21/10/13, após isso teremos um novo post, e assim sucessivamente, sempre trazendo novidades a vocês. Também adicionaremos ao vivo aqui a conferência da Google para Anunciar o novo Android, assim que ela começar.

Fontes: ZDNet, Android Police, Phandroid, Twitter, Google+.

COMPARTILHE
Nada é mais forte que Deus. Fui editor do site de 03/2013 à 06/2015.

COMO FAZER DOWNLOAD!!! Se estiver com dificuldades com o download ou instalação do aplicativo/jogo, acesse nosso Tutorial Como baixar e instalar apps e jogos do Eu Sou Android.

Link off? Reporte nos coméntarios, isso irá nos ajudar a manter o maximo de links online.