omnirom_logo-big_layout_transparent-250px-150x150

Os desenvolvedores responsáveis pelo projeto OMNI trouxeram hoje uma novidade, o OpenDelta.

Primeiro vou falar um pouco sobre omni:

Pelo o que eu li, eles surgiram depois de a CyanogenMod decidir se tornar uma empresa sem comentar isso para algum dos seus devs. Então alguns desenvolvedores que não gostaram da atitude se juntaram e criaram esse projeto.

Uma das principais ideias deles é: “nightlies são SIM para usuários finais” e que sempre será OpenSource.

Hoje pra quem troca de rom e conhece as cyanogenmod sabe muito bem que a ideia da cyanogen é: Use as nightlies somente se vc for um dev, pois ela pode contém bugs e são somente para testar ferramentas em desenvolvimento.

 

Um pouco sobre a OMNI:

“O objetivo da Omni é a experiência com desenvolvimento Android porque gostamos dele. Omni não é melhor, apenas diferente. É mais uma opção para os bilhões de usuários do Android lá fora. Android (vs iOS e todos os outros sistemas operacionais móveis) tem prosperado em opções, bem como a gigantesca comunidade de desenvolvimento, talentoso que surgiu para construir essas opções. Essa é a beleza do Android – que você pode escolher a partir de uma miscelânea de dispositivos com diferentes características e funcionalidades.

 

Omni é uma chance de se envolver , não importa quem você é. Developers, se você foi o desenvolvimento de aplicativos para uma semana ou recursos ROM por 3 anos, você é bem-vindo . Os usuários, sabemos que você quer ajudar, e agora você pode – Omni incentiva relatórios de bugs e solicitações de recursos, que podem ser adicionados ao nosso roteiro acessível ao público. Qual é o ponto em dar-lhe uma ROM, e forçá-lo a não nos dizer sobre todos os erros que você encontra?

 

Identificamos quais pessoas usam ROMs personalizados – Somos todos usuários e desenvolvedores da nossa própria rom personalizada – o argumento de que “nightlies não são para usuários finais” é mais utilizado, e não é mais válido. Descobrimos que a grande maioria dos usuários querem obter atualizações diarias à sua ROM.

Por essa razão, nightlies não são para “Diversão” – nightlies são para novos recursos que estão acabados. Você deve ser capaz de esperar a mesma estabilidade e confiabilidade de uma nightly como se fosse de uma ROM “Lançada\estável”, e pode relatar quaisquer bugs para prevenir que isto aconteça.

Sabemos que nem todos querem atualizar suas ROM diariamente, e você é livre para atualizar com tanta frequência ou raramente como você quiser.

Omni é sobre flexibilidade e dando aos usuários o que eles esperam – e estamos animado para ver onde a comunidade vai com ele.

Sabemos que nem todos querem atualizar suas ROM diariamente, e você é livre para atualizar com tanta frequência ou raramente como você gosta. Omni é sobre flexibilidade e dando aos usuários o que eles esperam – e estamos animado para ver onde a comunidade vai chegar com ele.”

 

Tendo isso em vista, o grandioso e conhecido desenvolvedor ChainFire se propôs a desenvolver o “OpenDelta”. um aplicativo que faz atualizações incrementais.  O aplicativo já esta em funcionamento.

 

O que é isso?

Em vez de você ficar sempre baixando a rom inteira (cerca de 200mb na maioria das vezes), vc baixa apenas as mudanças que aconteceram desde a ultima vez que instalou a rom (Coisa que acontecem nas rom oficiais da samsung).

 

Isso é maravilhoso para quem não tem uma conexão de internet muito boa (Convenhamos que a net no Brasil é um lixo) e faz vc sempre esta atualizado mesmo a partir do seu 3g. Ah falando nisso, no aplicativo tem como vc configurar de onde irá buscar/atualizar a rom “2g, 3g, 4g, Wi-Fi, Ethernet ou outro”.

Vale dizer que por enquanto é suportado apenas pelo recovery TWRP (Que eu acho o melhor de todos)

 

Minha opinião:

Com isso a OMNI vem mostrando que realmente se trata de um grande projeto e que não estão para “brincadeira” quando dizem que querem chegar a 3º sistema operacional sendo utilizados pelos Smartphone (Hoje 1º Android, 2º iOS, 3º CyanogenMod – que por sua vez é baseado no Android).

E eu acredito mesmo que, continuando no ritmo que esta, a omni rom conseguira sim se equiparar a CyanogenMod e talvez até passa-la nos próximos 3 a 5 anos.

Para se ter uma ideia, vários desenvolvedores conhecidos no mundo android estão envolvidos, como é o caso do já mencionado Chainfire (Criador do SuperSu, ChainFire3D entre muitos outros apps), Xplodwild(BBQScreen, BBQTools Android App e outros), Dees_Troy (Responsavel pelo TWRP recovery) e vários outros desenvolvedores que você pode olhar aqui.

Para quem quiser conhecer um pouco mais do projeto. aqui esta o site oficial da omni rom.

COMPARTILHE
Tenho 20 anos, trabalho como técnico de informática em uma empresa multinacional, Cursando Engenharia da Computação! Gosto de descobrir coisas novas e sou muito curioso ao que diz respeito a android! Já programo um pouco para android (Estou aprendendo) e estou aqui pra ajudar no que eu conseguir :)

COMO FAZER DOWNLOAD!!! Se estiver com dificuldades com o download ou instalação do aplicativo/jogo, acesse nosso Tutorial Como baixar e instalar apps e jogos do Eu Sou Android.

Link off? Reporte nos coméntarios, isso irá nos ajudar a manter o maximo de links online.