Suas dúvidas vão acabar com algumas dicas repassadas para voces caros leitores do Eu Sou Android com este pequeno artigo sobre aplicativos de forma geral.

 

O que aplicativo e como instalá-lo

 

Descrição

 

Se você quiser instalar um aplicativo no Windows, temos um arquivo chamado Exe. Para Mac OS X, temos arquivos. Dmg. Aqueles de vocês que tem Symbian e Java telefones mais antigos deve estar sabendo sobre o. Sis,. Sisx e. Jar. Da mesma forma forma, tem um formato de arquivo específico para smartphones Android que é usado para instalar o aplicativo nele e ele é chamado de um arquivo APK (porque tem a extensão .apk)

 

android-imagem

Quando você instala aplicativos do Google Play (anteriormente conhecida como Android Market) tudo é automatizado, e você não consegue saber onde os arquivos estão sendo baixados, qual é a extensão do arquivo e como a instalação está sendo executada.

 

Então, enquanto você estiver usando o Google Play sozinho para instalar aplicativos no seu Android, você não precisa se preocupar com uma coisa dessas. Mas pode haver casos em que você deseja instalar uma aplicação manualmente, pode ser um aplicativo beta do site do desenvolvedor ou talvez o seu amigo transferiu para você através de Bluetooth.

 

Como já mencionei, os aplicativos vêm como arquivos APK para que eles pudessem ser instalados em um dispositivo Android. Agora a coisa é, ao contrário do. Exe e. Dmg, esses arquivos não podem ser instalados diretamente, e vamos ter que fazer alguns ajustes em nosso dispositivo Android em primeiro lugar. Então, vamos ver como você pode instalar esses arquivos APK manualmente.

 

 

Passos para instalar arquivos APK no Android

 

Primeiro de tudo, vamos ter que ativar a opção para instalar os aplicativos de origem desconhecida em nosso Android. Abra as configurações do sistema Android e clique emApplications (Programas de alguns dos aparelhos da HTC) e marque a opção Origem desconhecida . Aqueles de vocês que estão no Android ICS 4.0 você vai encontrar essas configurações de acordo com as configurações de segurança.

Na maioria dos aparelhos, agora você pode simplesmente clicar sobre o arquivo usando qualquer um dos gerenciadores de arquivos para instalá-los, usando o gerenciador de pacotes built-in. Se o dispositivo não tem um instalador de pacotes por padrão, você pode baixar e instalar um aplicativo instalador APK do Google Play.

 

 

Usando o App Installer APK para instalar rapidamente arquivos APK de terceiros

 

Quando você quiser instalar um APK manualmente, basta abrir o aplicativo installer APK e navegue até a pasta onde você tem seus arquivos APK salvos. Agora, basta clicar no aplicativo para trazer a tela de instalação. Clique no botão Instalar para instalar o aplicativo com êxito.

Screenshot_2012-03-23-13-48-16

Antes de concluir, devo adverti-lo a ser um pouco cuidadoso ao instalar aplicativos de fontes desconhecidas. Certifique-se sempre de que a fonte é confiável e digno de confiança, pois existem muitos malwares Android à solta na internet apenas esperando por você cometer um erro.

 

 

 

O que fazer quando o aplicativo não é compatível com o dispositivo?

 

 

1. Verifique a versão do sistema operacional Android

 

Para evitar a incompatibilidade de versão, comece por atualizar o seu dispositivo – ou procure saber se existem atualizações do OS Android disponíveis para ele -, acesse Configurações > Sobre o telefone > Atualizações. Muitas pessoas têm problemas com alguns aplicativos porque as versões não são compatíveis. Por exemplo, o aparelho roda com Android 2.1, enquanto as aplicações requerem Android 2.2 ou superior.

Verifique regularmente se existem atualizações, principalmente se você não acompanha notícias sobre tecnologia e está um pouco por fora do universo Android

 

2. Verifique se a sua conexão com a internet está funcionando

 

A instalação de aplicativos necessita de uma conexão à internet para funcionar, ou seja, o seu smartphone ou tablet precisa estar conectado a uma rede wi-fi ou 3G para fazer o download do aplicativo. Muitos aplicativos só funcionam com uma conexão ativa, este é o caso do Facebook, por exemplo.

Lembre-se: quando você se conecta à Google Play Store, a loja oferece aplicativos e serviços de acordo com a sua localização.

 

3. Verifique a descrição do aplicativo

 

Ler com atenção à descrição do aplicativo, faz com que você cheque informações importantes, como quais os aparelhos suportados por determinados aplicativos. Por vezes, os desenvolvedores indicam os dispositivos nos quais foram capazes de testar o aplicativo ou, ao contrário, nos quais ele não funciona com certeza.

Mesmo que você não entenda inglês, certamente, vai entender uma lista de smartphones

Outra opção para ver se o aplicativo é compatível com seus dispositivos é clicar na seta de +/-, logo abaixo do botão de instalação. Se for incompatível, existem grandes chances da sua versão Android não suportar as necessidades do App:

Se você possui mais de um aparelho cadastrado na Play Store, lembre-se de escolher o dispositivo compatível com o aplicativo que deseja instalar.

 

Dispositivos com ROMs Personalizadas

 

Para aqueles que optaram por utilizar uma ROM Personalizada, muitas vezes, o fato da não estabilidade da ROM faz com que utilizar alguns aplicativos não seja possível. Outro problema pode estar ligado à instalação da mesma, por isso, aconselho uma limpeza de dados antes de flashear uma ROM, assim, evita problemas do gênero.

 

Conclusão

 

Ao comprar um smartphone ou tablet, verifique a compatibilidade do aparelho com o Google Play Store, especialmente, se o tablet vier de fontes escusas (xing-ling), pois são tablets de nível de entrada e possuem um monte de problemas de compatibilidade. Observe também que, se você comprou por erro um aplicativo incompatível com o seu dispositivo, você possui um tempo determinado para devolvê-lo: (15 minutos)

 

 

 

 

Fontes: AndroidPit e guidingtech

COMPARTILHE
Criador do Eu Sou Android, compartilho conteúdo de qualidade. Gosto de ter personalidade própria. eu sou eu mesmo. Duvidas? Comente!

COMO FAZER DOWNLOAD!!! Se estiver com dificuldades com o download ou instalação do aplicativo/jogo, acesse nosso Tutorial Como baixar e instalar apps e jogos do Eu Sou Android.

Link off? Reporte nos coméntarios, isso irá nos ajudar a manter o maximo de links online.