O CyanogenMod é um dos mais conhecidos firmwares alternativos disponíveis para tablets e smartphones Android.

Mas apesar de sua popularidade e opções diversas de customização, o sistema ainda é um pouco misterioso para grande parte dos usuários Android, principalmente por requisitar que seja feito o chamado root no dispositivo antes de ser instalado.

Para quem não conhece a expressão, root é o processo que permite ao usuário acesso ao sub-sistema do Android OS com privilégios de controle. Isso significa que o dispositivo “rooteado” pode ter uma série de informações e dados internos modificados livremente pelo usuário, o que é normalmente limitado por operadoras de telefonia e fabricantes de hardware em seus dispositivos.

Apesar de dar bastante liberdade ao usuário, o root não é recomendado para todo usuário Android. Rootear o sistema é um processo delicado, que mexe com uma série de informações críticas para o funcionamento do sistema operacional, e que pode acabar deixando-o inoperante.

Mas como quase tudo na internet, existe, sim, uma alternativa para se conseguir algumas das customizações e apps disponíveis no CyanogenMod através de um caminho bem mais simples e sem perigo de bugar seu smartphone ou tablet.

Desenvolvido pelo holandês Maarten Dekkers, o aplicativo CM Apps foi lançado há pouco mais de dois meses e disponibiliza vários dos apps do CyanogenMod no seu Android, sem a necessidade de rootear o dispositivo. E utilizar o app é bem simples, dá uma olhada.

 CM Apps

Apollo

O player de música do CyanogenMod, o Apollo, é considerado por muitos uma alternativa bem superior a grande parte das versões nativas de dispositivos Android. 

O app tem várias opções de customização de cores, tema (são vários disponívels na Play Store), além de ordem de álbuns, artistas e músicas. O app também integra novos widgets que permitem mudar músicas diretamente da tela de desbloqueio do dispositivo ou colocar seus artistas preferidos na home screen do Android.

Vale lembrar que, desde 2012, o app também já havia disponibilizado uma versão gratuita (suportada por publicidade) e outra paga, na Play Store, que já não dependiam de root.

 CM Apps

Trebuchet

Talvez um dos principais motivos para adoção do CyanogenMod por vários usuários, a interface Trebuchet muda completamente a cara do seu Android. 

O app substitui a tela principal e menus de aplicativos tradicionais do Android por um novo design flat e colorido, semelhante ao do Android 4.4 (KitKat) “puro”, sem alterações de fabricantes. O Trebuchet também permite criar pastas, adicionar novas animações de scroll para os apps, e organizar apps e widgets nas chamadas “gavetas”.

A interface ainda é compatível com o Google Now, que ficará à esquerda da tela, função que está de fora de vários launchers disponíveis para Android.

 CM Apps

Utilitários: cLock, wallpapers e câmera

Além dos que destacamos aqui, o CM Apps também inclui várias outras aplicações com utilitários para o dispositivo Android.

Entre elas está o cLock, um novo relógio para o sistema que também inclui informações sobre o tempo, alarme e eventos do calendário em um só widget (aquele que aparece na imagem da tela principal logo aqui em cima). 

Há ainda um novo app de câmera. O programa não traz muitas novas funções em relação aos principais apps para Android, mas apresenta o mesmo design e funções do Android 4.4 puro.

Por fim, há um app com dezenas de novos papéis de parede para seu Android, vários com o tema do CyanogenMod, para você que já virou fã do mod.

CM Apps

 

Download CM Apps

MirrorCreator

QR

QR code

Fonte: CanalTech

COMPARTILHE
Um Garoto Interessado em ensinar e também aprender. Fui editor do site de 03/2014 a 04/2015.

COMO FAZER DOWNLOAD!!! Se estiver com dificuldades com o download ou instalação do aplicativo/jogo, acesse nosso Tutorial Como baixar e instalar apps e jogos do Eu Sou Android.

Link off? Reporte nos coméntarios, isso irá nos ajudar a manter o maximo de links online.