Então, vamos dar uma olhada na melhor e mais recente ideia do Google, explorando algumas das suas características, juntamente com os benefícios práticos que ela oferece.

A mais recente ideia que saiu da linha de produção do Google Maps é um recurso denominado de “Seu cronograma”.

Se você acha que ter o Google registrando todos os lugares que você vá e, em seguida, exibe essa informação em um mapa é assustador, provavelmente você está certo. Na verdade, nós absolutamente o odiamos – se isso não fosse tão legal!

Gerenciando Seu cronograma:

1º Passo – Para acessar Seu cronograma no seu dispositivo Android, abra o aplicativo Google Maps, em seguida, clique em Menu –> Seu cronograma.

Timeline 01

2º Passo – Se você ainda não está compartilhando seu Histórico de localização com o Google, você será solicitado a ativá-lo. Para isso clique em Configurar –> Localização –> Histórico de Localização do Google –> e clique no controle deslizante ao lado da palavra Desativado  para ativar.

Timeline 02

Screenshot_2015-11-07-20-24-06

Depois disso, o Seu cronograma vai começar a tornar-se povoado. Todo o registro no Seu cronograma é feito automaticamente e sem qualquer entrada de sua parte.

Erros acontecem, no entanto. Se você mora em um lugar com sinal de celular variável, você pode encontrar que o Google pense que você saltou misteriosamente vários quilometros em um período de tempo incrivelmente curto. Felizmente, você pode editar qualquer local que seja incorreto e alterar detalhes como modo de transporte e tempo gasto em um lugar – basta selecionar o dia no aplicativo, em seguida, clique no próprio evento.

3º Passo – Também é possível apagar dias totalmente, basta navegar até o dia que você deseja remover no painel do lado esquerdo e clicar no ícone de lixeira no canto inferior direito.

Timeline 04

Ao clicar na lixeira, será exibido uma caixa perguntando se você tem certeza que deseja apagar permanentemente o Histórico de sua Localização para o dia selecionado. Clique em Delete Day, ele será excluído do seu histórico e não você será capaz de reavê-lo.

Timeline 05

4º Passo – É claro, também é importante saber como desativar o recurso e apagar todos os seus dados associados.

A melhor maneira de fazer isso é abrir o aplicativo Configurações do Google –> Info pessoais e de privacidade –> Controles de atividade –> Histórico de Localização do Google –> Excluir Histórico de Localização –> Na caixa que aparecer marque a opção “Compreendo e quero excluir” e clique em Excluir.

Timeline 06

Timeline 07

De onde veio esse recurso?

O recurso do Seu cronograma certamente não acaba de aparecer do nada. Pelo contrário, é um passo natural na evolução da gama de produtos orientados para a localização do Google .

Tudo começou quando o Google comprou o serviço de localização baseado em SMS conhecido por Dodgeball lá em 2005. Os usuários podiam enviar um SMS com a sua localização para a rede, e em troca eles iriam receber notificações sobre amigos nas proximidades, serviços e pontos de interesse.

Em 2009, o Google substituiu o Dodgeball pelo Google Latitude. Ele tinha algumas características fundamentais: 1) Permitir aos usuários localizarem-se em um mapa (um precursor para o agora familiar “mostrar a sua localização“, e 2) para que você veja exatamente onde seus amigos foram em tempo real.

O Google Latitude também viu a introdução do “Histórico de localização“, um recurso que grava um registro físico de todos os lugares que você esteve. É a repetição atual deste recurso que agora depende o Seu cronograma.

O que isso pode fazer?

Como o nome sugere, o objetivo principal do serviço é mostrar-lhe um cronograma de todos os lugares que você esteve. Na realidade, as características vão muito além disso.

Na verdade, este é mais um passo na gama cada vez mais integrada dos serviços do Google. Parece que o Google tem a intenção de reunir todos os seus aplicativos e produtos em uma oferta centralizada. Google Now, o Google Plus e Google Inbox são todas as primeiras versões destas tentativas.

Na mesma linha, o Seu cronograma baseia-se em dados de toda a sua conta Google, incluindo o referido Google Now, mas também o Google Maps, o Google Fotos, e o onipresente Google Search.

O resultado é que Seu cronograma irá mostrar-lhe onde ele pensa que você foi, quando você chegou e saiu em cada lugar, e como você viajou entre lugares.

Ele também anexará automaticamente quaisquer fotos que você tirou enquanto esteve no referido destino, eventos sobre cada “viagem” para a cidade (tais como tempo / rota tomada) e fazer listas dos locais que você frequenta mais, oferecendo dicas e recomendações para outros lugares similares nas redondezas.

Como isso é útil?

Esses recursos todos soam muito bem, mas como eles são úteis na vida real? Surpreendentemente a resposta é: muito.

Por exemplo, ele pode ser útil quando você está tentando registrar os eventos de um feriado – você pode pensar nisso como um álbum de recortes para o século 21. Em um longo feriado onde você visita muitos locais, ele vai ajudar a evitar que algumas memórias sejam esquecidas por você, dando-lhe uma representação visual agradável de onde você esteve.

Ele também ajuda com memórias gerais do dia-a-dia, principalmente porque ele irá lembrá-lo automaticamente de visitas anteriores a uma determinada localização.

Por exemplo, se você foi em uma viagem de um dia e encontrou um pequeno restaurante fantástico para almoçar, o serviço pode facilmente lembrá-lo onde estava e mostrar-lhe como encontrá-lo novamente na próxima vez que você visitar o local.

E a segurança?

No momento, o recurso é inteiramente privado – mas isso não significa que ele é livre de preocupações de segurança.

Além do debate óbvio “deveria o Google sabe tudo sobre mim“, as maiores preocupações são a segurança e privacidade.

Do ponto de vista da segurança, é realmente prudente ter o seus locais permanentemente armazenados em algum lugar? O que aconteceria se um suposto criminoso tivesse acesso a esses dados? Eles saberiam quando você não estava em casa (fazendo de você um primeiro alvo para o roubo de sua propriedade), e eles saberiam exatamente com quem você estava graças às fotografias, colocando assim em risco os seus amigos também.

Do ponto de vista da privacidade, existem todos os tipos de razões pelas quais você não quer que sua localização seja salva todas as vezes. O Facebook já tem sido responsabilizado por inúmeras separações; não é difícil imaginar que isso tenha o mesmo efeito.

Mesmo você sendo uma pessoa honesta e monogâmico, e se você está planejando uma surpresa para alguém? Ou você está tentando dizer ao seu chefe que você está doente apenas para o Google registrar que você foi a um show de rock?

O futuro

Parece que há duas características claras que devem, e provavelmente, serão adicionadas.

Em primeiro lugar, a capacidade de transmitir seus dados em tempo real e a sua localização publicamente. Isso iria completar um círculo completo de volta para início em 2009 e do lançamento do Latitude. Ele permitirá você ver se algum dos seus amigos estavam por perto para uma bebida rápida em um bar, ou ajudá-lo a encontrar o seu amigo se ele se separou de você em qualquer tipo de evento público.

Em segundo lugar, haverá a capacidade para Seu cronograma reconhecer quem estava com você em um determinado dia, combinando suas histórias juntos. Aparentemente, isso não parece muito complicado de alcançar; seria simples de adicionar uma ferramenta de “marcação de local”, e o Google Fotos já tem o reconhecimento facial.

Incrível ou assustador?

Um serviço como este é certo que será um divisor de opiniões. Algumas pessoas vão adorar ter todos os dados na ponta dos dedos, alguns vão ver como sendo uma grosseira violação da privacidade.

Em qual dos dois você se encaixa? Por quê? O que poderia fazer você mudar de ideia?

Como sempre, nós adoraríamos ouvir de você. Você pode deixar-nos saber seus pensamentos e opiniões na seção de comentários abaixo.

COMPARTILHE
Sou técnico em informática, amante de novas tecnologias e um apaixonado pelo Android. Estou aqui para compartilhar meus conhecimentos com vocês e ajudar nosso blog a crescer. Caso tenha alguma dúvida é só entrar em contato.

COMO FAZER DOWNLOAD!!! Se estiver com dificuldades com o download ou instalação do aplicativo/jogo, acesse nosso Tutorial Como baixar e instalar apps e jogos do Eu Sou Android.

Link off? Reporte nos coméntarios, isso irá nos ajudar a manter o maximo de links online.