Home Aparelhos Tutorial – DEFY: Como instalar qualquer ROM no MB525

Esse post esta participando do Concurso Especialistas Android

Aprenda passo-a-passo a como instalar qualquer ROM no Motorola DEFY MB525.

Este procedimento irá apagar todos os arquivos de seu celular, portanto faça um back-up de seus aplicativos e tenha certeza de estar usando uma conta Google com a sincronização ativa para que você não perca seus contatos, ou então vá até Contatos > Exportar Contatos.

Primeiramente, faça o download de todos os itens abaixo:

 

· Drivers da Motorola

· RSD Lite 4.9

· ROM Oficial Motorola DEFY MB525 Retail:

· SuperOneClick 1.9.1

· SndInitDefy 1.4.2

· Rom custom (baixe a de sua preferência):

CyanogenMod 9 (atualizada 29/05/2012, com ANDROID 4.0.4)

CyanogenMod 7 (atualizada 27/05/2012, com ANDROID 2.3.7)

Miui (versão 2.4.13, com ANDROID 2.3.7)

Aplicativos do Google (pegue o mais novo para sua ROM, depende da que você escolheu):

http://goo.im/gapps/

Tudo certo? Vamos começar então.

1 – Antes de iniciarmos a instalação, é importante que você limpe os dados do Defy:

Com o aparelho desligado, ligue-o segundando os botões de LIGAR e VOLUME (- ou para baixo) por aproximadamente 10 a 15 segundos até que a seguinte tela seja exibida, e em seguida pressione os botões VOLUME (- ou para baixo) e VOLUME (+ ou para cima) ao mesmo tempo.

Imagem:

Após este procedimento, opções serão exibidas, com os botões de volume você poderá selecionar as opções, vá em “WIPE DATA/FACTORY RESET” pressione o botão LIGAR para executar o comando. Atenção: Ao finalizar a limpeza, tire a sua bateria para mantê-lo desligado até a segunda etapa, pois como ainda não gravamos a ROM, precisamos apenas manter o DATA e o CACHE limpos.

2 – Agora iremos iniciar os procedimentos de instalação, gravando a ROM Oficial com o RSD Lite:

– Instale os Drivers da Motorola

– Instale o RSD Lite

– Descompacte a ROM Oficial Retail

– Abra o RSD Lite e localize a ROM Oficial

Imagem:

Agora vamos preparar o seu celular para receber a ROM Oficial, ligue-o segurando o botão de LIGAR junto com o botão do VOLUME (+ ou para cima), a tela do seu aparelho deverá ficar assim:

Imagem:

Agora que o telefone está em modo de Boot Loader, coloque o CABO USB e clique em Start.

Aguarde até que o processo seja finalizado, você saberá disto pois o seu celular irá reiniciar e abrir normalmente, e quando isto ocorre, poderá fechar o RSD Lite e se preparar para a próxima etapa.

Outro detalhe importante, ignore todas as configurações iniciais do celular, caso não saiba, pressione o botão menu quando a tela de configurações da MOTOROLA forem exibidas.

3 – Realizando o ROOT e o BOOT RECOVEY em seu aparelho:

Antes, descompacte o arquivo (SuperOneClick 1.9.1.rar) e execute o programa (SuperOneClick.exe)

Imagem:

Agora, vamos preparar o seu celular para receber as configurações do SuperOneClick, como a ROM foi instalada agora, ignore todas as configurações e vá em MENU | Configurações | Aplicativos | Desenvolvimento | e habilite a opção “Depuração USB”. Conecte o seu cabo USB (atenção: deslize a barra e escolha a opção Conexão USB, escolha a última opção dentre as quatro), aguarde alguns segundos e clique na área da imagem aceitando todas as opções que forem exibidas:

Imagem:

Após o procedimento, desligue o aparelho e ligue-o novamente para que as novas configurações tenham efeito. Agora vamos conectar o cabo USB, deslize a barra e selecione “Conexão USB” e habilite a terceira opção dentre as quatro para podermos ter acesso ao cartão do aparelho. Lá iremos gravar o arquivo “SndInitDefy 1.4.2.apk”, aproveite e grave os arquivos da ROM também, agilizando o processo.

Depois de ter gravado seus arquivos, desconecte o seu celular da USB e no gerenciador de arquivos do seu celular, abra o arquivo “SndInitDefy 1.4.2.apk” e instale-o. Posteriormente, encontre-o entre os programas “SndInitDefy” e execute-o. Clique sobre a primeira opção, um alerta de permissão será exibida, aceite e observe que o LED ficará VERMELHO, aguarde até que o processo a deixe VERDE.

Após ter o LED em VERDE como aprovação da instalação do BOOT RECOVERY, você poderá seguir a próxima etapa.

4 – Aplicando a instalação da Rom:

Inicie o seu celular, no momento do BOOT do aparelho, fique apertando o botão VOLUME (- para baixo) por várias vezes seguidas ou aguarde o LED acender AZUL para acessar o BOOT RECOVERY:

Imagem:

A imagem pode não representar o BOOT RECOVERY do qual tirei fotos, porém não se preocupe, isto não vai alterar a forma de instalação.

Antes de instalar a ROM MIUI Brasil, tenha certeza de ter salvado a ROM no cartão do seu celular, abra o BOOT RECOVERY e com os botões de VOLUME, você poderá escolhe entre as opções, vá a WIPE DATA/FACTORY RESET e selecione com o botão LIGAR vá até a opção YES e botão LIGAR para executar.

Após a operação anterior, vá em “INSTALL ZIP FROM SDCARD”

Agora vá em “CHOOSE ZIP FROM SDCARD”

Agora localize o arquivo  (ROM) e instale-o.

Após ter finalizado, vá em “GO BACK” e depois vá em “REBOOT SYSTEM NOW” e pronto, sua 4.0.3 abrirá corretamente, como é a primeira vez que você está instalando, este processo pode demorar por alguns segundos a mais do que o comum, portanto tenha paciência, agora se por mais de 15 minutos nada acontecer, faça todo o processo novamente.

Após ter finalizado, vá em “GO BACK” e depois vá em “REBOOT SYSTEM NOW” e pronto, sua 4.0.3 abrirá corretamente, como é a primeira vez que você está instalando, este processo pode demorar por alguns segundos a mais do que o comum, portanto tenha paciência, agora se por mais de 15 minutos nada acontecer, faça todo o processo novamente.

Nome    Gustavo Martins

E-mail   [email protected]

Facebook     https://www.facebook.com/gustavo.martinss

Concurso Especialistas Android do Eu Sou Android – PARTICIPE!

Compartilhe...Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on Twitter3Pin on Pinterest0
Tutorial - DEFY: Como instalar qualquer ROM no MB525
Autor
Criador do Eu Sou Android, sou técnico em informatica na empresa High Suporte Técnico em Informatica com sede em Campinas. Casado, 24 aninhos. Me considero uma pessoa boa e diferente. Duvidas? Acesse nosso Fórum, as duvidas são respondidas diariamente: www.eusouandroidforum.com

Posts que você pode gostar...
  • japolaco

    Boa tarde companheiro, apos realizar a instalaçãopelo rsd na rom original, meu celular ficou apenas com o led branco e não liga mais e nem entra em boot… o que eu facho agora?

  • Matheus

    Muito bom esse tutorial!
    Consegui instalar tudo direitinho.

  • George GHa,a

    O meu não ta iniciando, ou melhor, não está passando da tela do cyanogen… já deixei uns 20 minutos e cada… e agora?
    Como farei os procedimentos desde o começo uma vez que não inicia mais o telefone?

  • Ajuda-me

    Cara eu consegui fazer todo so q na hora de escolher a rom pra instala mostra:
    Start Custon Recovery…
    E:Error in /system/bootmenu/script/recovery.sh
    (result: No such file or directory)
    O QUE EU FASSO , JA TENTEI TODAS OS OPÇOES QUE FICAM LA.

  • Renan

    Cara na hora de ir em:
    “INSTALL ZIP FROM SDCARD”
    Eu nao consigo xegar la, help’-‘

  • Renan

    Vish eu xeguei ao passo 2 so q quando era pra ele desligar e reiniciar ele nao reiniciou e nao estou + conseguindo ligar ‘-‘ oq eu fasso ?

  • Luis

    link para a Room 2.3.7 indisponível

Vídeos do Canal

video

  Há momentos em que estamos no computador e precisamos de um arquivos que está salvo no celular, e o mesmo se encontra longe ou...