Então, o Dual-Boot, nada mais é, o que o próprio nome já diz: dois sistemas em um só Aparelho. (Ex.: Você tem um computador em casa e sempre lá na inicialização do computador aparece dois sistemas operacionais, Windows Seven e o Windows XP, você seleciona o que vai usar no momento, e assim, já estará usufruindo do Dual-Boot, legal, né!?), nós iremos fazer a mesma coisa, só que com o nosso DEFY!

Caso você já possua seu aparelho Rooteado e com o Recovery instalado, não será necessário seguir os passos: 1, 2, 3 e 4, pode pular para os passos 5 e 6 do tutorial.

Mas, se você quiser deixar seu celular atualizado com uma SBF atual e uma ROM primária bem estável, vou estar explicando abaixo o procedimento completo.

Seguiremos os seguintes passos:

1. Instalação SBF Virgem.

2. Efetuando Root.

3. Instalando/Habilitando o modo Recovery do Celular.

4. Instalando a ROM Primária.

5. Instalando o Dual-Boot.

6. Selecionando a ROM Secundária para rodar.

 

Vamos aos Downloads necessários, caso já tenha instalado algum dos programas abaixo, desconsidere:

– Drivers para Sincronização PC/Celular: Drivers Motorola – Senha: eusouandroid.com

– Programa p/ Flashear o celular: RSD Lite – Senha: eusouandroid.com

– SBF Virgem: DEBLUR ou

NORDIC – Senha: eusouandroid.com

– Programa p/ efetuar o Root: SuperOneClick – Senha: eusouandroid.com

– Programa para Instalar o Recovery: SndInit

– ROM Primária ou Principal: CyanogenMod-7.2.0-RC3-jordan

– ROM Secundária ou Virtual p/ o DualBoot: CM9-Cyano_Fabio-PAB_v11

– Arquivos para o DualBoot: DualBoot

 

Lembre-se:

– Tenha pelo menos 80% de carga na bateria do Aparelho.

– Crie UMA pasta no Desktop do teu computador com todos os Downloads reunidos, para facilitar o manuseio durante o procedimento de instalação.

 

  • 1. Instalando a SBF Virgem:

Instale os Drivers da Motorola, o RSDLite no seu computador e reinicie.

1.1) Desligue seu aparelho;

1.2) Plugue o cabo de dados do celular no computador, não plugue o celular ainda;

1.3) Pressione o botão de diminuir o volume e em seguida pressione o botão “liga e desliga” no defy, mantendo ambos pressionados e conecte o cabo de dados ao aparelho, irá aparecer o logo da Motorola e em seguida um boneco do Android com um ponto de exclamação (neste momento você já pode desplugar o cabo de dados do aparelho).

1.4) Após desplugar o cabo de dados (observe a tela do aparelho, irá aparecer um android com um ponto de exclamação) aperte os botões do volume (de diminuir e aumentar) ao mesmo tempo, aonde aparecerá uma tela, a do Recovery (lembrando que ao pressionar os botões + e – do volume, você navegará nas linhas do menu e o botão liga/desliga do aparelho, selecionará a opção desejada ), feito isso, siga os passos abaixo:

1.4.1) Vá até a opção “wipe data/factory reset” e vá em seguida até a opção “YES”, terminado ele voltará até o Recovery.

1.4.2) Vá até a opção “wipe cache partition” e selecione a opção “YES”.

1.4.3) Vá em “Reboot Systen Now” e aguarde o celular reiniciar.

Assim que ele abrir a tela inicial de configuração, você já pode desligar o celular novamente, não plugue o cabo de dados ainda.

1.5)Feito os passos acima no seu aparelho DEFY, vá até o seu computador e abra o RSD Lite.

Ao Abrir o RSD Lite pela primeira vez, ele irá perguntar-lhe se deseja abrir uma porta para o programa poder atuar no seu celular aí você clica em: Permitir acesso ao firewall. Feito isso o programa irá abrir desta maneira:

1.6) Agora, retorne ao seu aparelho DEFY e pressione primeiramente o botão de aumentar o volume do celular, em seguida o botão de Liga e desliga do aparelho (mantenha ambos pressionados) e, por fim, conecte o aparelho ao cabo de dados, com o RSD Lite aberto em seu computador, assim que a tela do celular “der um sinal de vida” pode soltar os botões do celular. Seu celular entrará na tela do Boot.

O RSD, então, ficará parecido como a imagem:

1.7) Extraia o conteúdo da SBF, depois de extraído a SBF ficará assim: JRDNEM_U3_3.4.2_179-002_DEBLUR_SIGN_SIGNED_UCAJRDNEMA[…]DNFRYORTCEE_P016_A016_HWp3_Service1FF.sbf

1.8) Voltando ao RSD Lite, clique no botão com três pontinhos.

1.9) Encontre a SBF DEBLUR (JRDNEM_U3_3.4.2_179-002_DEBLUR_SIGN_SIGNED_UCAJR[…]SAJRDNFRYORTCEE_P016_A016_HWp3_Service1FF.sbf) que você acabou de extrair e clique em abrir.

Então, ficará assim:

1.10) Clique em START.

O processo poderá demorar até 10 minutos após clicar em START, feito isso ele irá reiniciar sozinho, não se assuste e não remova o cabo de dados do PC/Celular . Só desplugue o cabo de dados após aparecer essa tela de confirmação no RSD Lite:

Pode fechar o RSD Lite e remover o cabo de dados, o processo para instalar uma nova imagem do sistema do aparelho já foi concluída.

No celular, ignore todos os passos de configuração inicial (logins do Google) deixando-o iniciar a home normalmente.

 

  • 2. Realizando o Root no Defy:

No seu aparelho DEFY, após reiniciado siga estes passos:

2.1) Menu de Aplicativos > Configurações > Aplicativos > Marque a Opção “Fontes Desconhecidas”, depois vá em Desenvolvimento e Marque a opção “Depuração USB”.

2.2) No seu computador, descompacte o SuperOneClick na pasta do Defy que criamos no inicio do Tutorial (utilize a senha para descompactar, que se encontra no início do tópico).

2.3) Clique para abrir o SuperOneClick.exe, ele abrirá assim:

2.4) Plugue o celular no Cabo de dados.

2.5) Na barra de Status do celular (aquela pretinha a onde ficam os ícones da bateria, sinal do celular, etc) arraste para baixo e selecione a opção “Conexão USB” e selecione “Armazenamento USB” e depois em “ok”.

Deixe o computador reconhecer as mudanças.

2.6) Após reconhecido, vá no programa do SuperOneClick e clique em Root. Em instantes aparecerá a seguinte imagem:

2.7) Selecione a opção Yes:

2.8) Clique em Yes novamente.

2.9) Você poderá desbloquear também o aparelho para instalar programas que não são da PlayStore, basta clicar na opção: Allow Non Market Apps (Requires Root), ficará assim:

Você estará fornecendo as permissões necessárias pra quando quiser executar algum aplicativo ou mudança no aparelho, deixando ele livre de qualquer bloqueio.

2.10) Desplugue o celular do cabo e reinicie.

Parabéns, seu celular está Rooteado e sem restrição para novas instalações de aplicativos que não estão dentro da PlayStore. 😀

  • 3. Instalando/Habilitando modo Recovery

3.1) Reiniciando o aparelho, plugue o cabo de dados nele.

3.2) Localize o aplicativo “SndInitDefy_version2.apk” na pasta DEFY e jogue junto com a ROM “ICS_CM9_Fabio-PAB_V11.rar” na raiz do cartão de memória do celular.

3.3) Localize o aplicativo “SndInitDefy_version2.apk” no cartão de memória usando o gerenciador>cartão de memória>Execute o APK, instale e abra ele.

3.4) Clique em “install 2ndInit Recovery”, logo irá aparecer uma mensagem pedindo autorização do SuperUser, você irá permitir as duas vezes em que o aplicativo pedir autorização.

Repare que o seu celular agora está com a Luz do Led na cor VERDE, isso é um bom sinal, significa que ele está habilitado para fazer a transição de uma ROM para outra.

3.5) Volte no menu de aplicativos >Configurações>Aplicativos>Desenvolvimento e DESMARQUE a opção “Depuração USB”.

 

  • 4. Instalando ROM Primária/Principal

Seguinte, ROM Primária ou ROM principal, é a que sempre vai iniciar com o seu celular, ok? Você poderá instalar qualquer uma, desde que seja do mesmo Kernel da ROM Secundária/Virtual.

Eu optei pela CM7 RC3, tô usando aqui desde Sexta-feira (11/06), está funcionando perfeitamente, já instalei GTA III e rodou perfeitamente. Você pode instalar a MIUI no lugar dessa se quiser.

Continuando…

Descompacte a ROM “CM7.2.0_RC3_Jordan+GAPPS_28112011.rar” e os arquivos de instalação do Google deixando eles assim: “update-cm-7.2.0-RC3-jordan-signed.zip” e “gapps-gb-20110828-signed.zip”, não extraia novamente, deixe em arquivo .zip. e coloque na raiz do seu cartão de memória.

Reinicie seu DEFY:

4.1) Irá aparecer a Logo em vermelho da Motorola, fique atento ao LED do celular, quando aparecer a cor azul, aperte o botão do volume para baixo, assim você estará entrando no modo Recovery do celular.

Siga estes passos:

4.2) Vá em “[OpenRecovery] start”.

4.3) Em seguida: “wipe data/factory reset”, clique em “YES”.

4.4) Vá em “Instal Zip From Sdcard”.

4.5) Depois vá em: “Choose from Sd card”.

4.6) Em seguida vá lá para baixo nas opções do cartão de memória e selecione o arquivo em ZIP do “update-cm-7.2.0-RC3-jordan-signed.zip”

4.7) Depois clique em “YES” e aguarde a instalação da nova ROM!

4.8) Agora vá na opção “Go Back”, clique em “Install zip from SDCard” depois clique em “Choose from SDCard” e escolha o arquivo “gapps-gb-20110828-signed.zip” e instale normalmente.

4.9) Vá em “Go Back”, depois em “Advanced” e vá na opção “Wipe Dalvik Cache” e clique em “YES”.

4.10) Por fim, clique em “Go Back” e clique em “Reboot System now”.

O Boot pode demorar um pouco, mas fique tranquilo, é normal.

 

  • 5. Realizando o DualBoot no seu Defy.

Eu estarei usando a ROM Secundária criada pelo FABIO-PAB do Forum Portal Android, mas vc poderá utilizar qualquer outra ROM que seja do mesmo Kernel que a FROYO e tenha sido desenvolvida para o nosso MB525, ok!?

5.1) Plugue o cabo de dados no aparelho, selecione a opção “Acesso ao Cartão de Memória” depois vá em “ok”.

5.2) Extraia o conteúdo do arquivo compactado “fsimages.zip” para a raiz do cartão de memória, ficando uma pasta e alguns arquivos dentro dela;

É necessário ter mais de 900mb de espaço livre no seu cartão de memória, para que o sistema Secundário/Virtual rode sem ter problemas. Lembre-se que vc emulará um Sistema Operacional direto do seu cartão de memória, por isso dos 900mb (mínimo) livre no seu Cartão.

5.3) Coloque o arquivo compactado “defy_multiboot_v0.4.zip” na raiz do cartão de memória, esse deve permanecer compactado;

5.4) Reinicie seu aparelho, quando aparecer a luz azul, aperte o botão do volume para baixo, entrando no Boot.

5.6) Vá em Recovery.

5.7) Depois selecione a opção “Custom Recovery” ou se for uma versão mais antiga do Boot vai aparecer como “Latest Recovery”

5.8) Clique em “Install Zip From SdCard”

5.9) Depois em “Choose Zip From SDCard”

Depois procure pelo arquivo ZIP que você mandou pro seu SDCard “defy_multiboot_V0.4” e instale normalmente.

5.10) Clique em “go Back” e depois em “Reboot System Now”.

5.11) Espere o LED AZUL aparecer novamente e aperte o botão do Volume para baixo, entrando denovo no BootMenu.

5.12) Vá em Recovery.

NOTA: A “Stable Recovery” é a ROM Primária/Principal (CM7) e “Custom Recovery” é a ROM Secundária/Virtual (CM9).

5.13) Em seguida “Custom Recovery”.

5.14) Depois vá em “Install Zip From SdCard”, “Choose Zip From SDCard” e instale a ROM Secundária/Virtual.

Lembrando que ela tem que ser do mesmo Kernel da principal.

Eu estou instalando a Versão 11 da ROM do Fabio_PAB, baseada na CM9, nesta ROM já temos previamente instalado os aplicativos do Google(Gapps), não sendo então necessária sua reinstalação. Caso você opte por outra ROM, provavelmente irá precisar instalar os Aplicativos do Google!

5.15) Clique em “Go Back”

5.16) Depois vá até “Wipe Cache Partition”, selecione a opção “YES”.

5.17) Concluído, vá até “Advanced” e depois “Wipe Dalvik Cache”.

5.18) Por fim “Reboot System Now”.

 

  • 6. Selecionando o Sistema

Espere o celular iniciar normalmente.

6.1) Após isso, vá em desligar, no seu aparelho e selecione a opção “reiniciar”, em seguida em “Boot Menu”, dê um “ok” e aguarde.

6.2) Vai abrir o Boot Menu, vá na opção “Boot” e selecione “2nd-boot”.

A Primeira vez que iniciar a ROM secundária é normal demorar um pouco para iniciar o sistema, não se preocupe.

  • 7. Considerações Finais

– Sempre que for iniciar a ROM Secundária/Virtual, você deverá efetuar os passos do item 6, certo? Caso contrário, ele irá inicial a ROM Primária/Principal.

– Só instale DUAS ROM’s que sejam do mesmo Kernel, pessoal!

– Caso queira trocar sua ROM Secundária/Virtual, você terá que efetuar o procedimento de instalação novamente, fique atento em mudar somente a ROM Secundária/Virtual.

– Procure usar a ROM Primária/Principal (CM7) pra instalar seus jogos (que podem ser movidos facilmente para o cartão de Memória dando preferencia a CM9 o uso da memória interna). Deixando essas configurações, seu sistema dificilmente ficará travando.

– Lembrando que todas as CM9, até o momento, não possuem a opção de mover os Aplicativos instalados pro Cartão de Memória, por isso da dica acima!

– Esse tutorial foi criado com base no DEFY-MB525, eu mesmo fui fazendo o procedimento e detalhei o máximo que pude.

Qualquer dúvida, comente abaixo, responderei assim que possível.

Aproveite seu Dual-Boot!

Felipe Detoni – Especialista Defy.

Contato: [email protected]

COMPARTILHE
Lipe, ué! - "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!" - Cora Coralina.

COMO FAZER DOWNLOAD!!! Se estiver com dificuldades com o download ou instalação do aplicativo/jogo, acesse nosso Tutorial Como baixar e instalar apps e jogos do Eu Sou Android.

Link off? Reporte nos coméntarios, isso irá nos ajudar a manter o maximo de links online.