Esse post esta participando do Concurso Especialistas Android

Instalando Custom ROM, baseada na Cyanogen 9: ICE CREAM SANDWICH (ICS)

Essa ROM é baseada na Nightly Builds, elaborada pela CyanogenMod, muito simples, porém, muito ágil na hora de usar vários aplicativos ao mesmo tempo, primeiro porque a SBF do NORDIC (imagem de um Sistema sem modificações) que iremos instalar, é limpa de qualquer programa que iria fazê-la ficar pesada. Segundo porque a ROM que iremos acrescentar (criada pelo Fabio_PAB, do fórum Portal Android), já vem sendo testada por várias pessoas e vem agradando geral.

Bom, pessoal, antes de qualquer coisa, espero que esse seja o meu primeiro de muitos tutoriais a respeito do nosso Defy! :D

Aconselho a ler todo o conteúdo deste material antes de começar o procedimento, qualquer dúvida a respeito desse tutorial, escreva nos comentários logo a baixo, que iremos lhe auxiliar o mais rápido possível.

Não se esqueça de carregar o celular completamente antes de vir a atualiza-lo, caso contrário, poderá acontecer do mesmo vir a ficar sem carga durante o processo de instalação, se isso acontecer, você terá de carregar a bateria por outro método, pois o aparelho ficará com o modo de carregamento desabilitado, ou seja, seu cabo USB não carregará, certo?

Então, pessoal, mãos a obra!

· Downloads Necessários:

- DRIVERS_MOTOROLA_5.4.0.rar: Drivers necessários para a Sincronização do Defy com o computador.

- RSDLite5.5.rar: Programa que irá fazer o procedimento para instalação de uma SBF limpa e leviana para deixar nosso Defy sem travamentos constantes.

- SBF_VIRGEM_NORDIC.rar: Imagem usada para deixar o seu sistema zerado, como no padrão recém chegado de fábrica, vantagem que esse não tem BLUR.

- SUPER_ONE_CLICK_2.2.rar: Programa que irá fazer o root do aparelho e remover o bloqueio de aplicativo que poderemos vir a instalar por fora da Play Store (Market).

- SndInitDefy_version2.apk

- ICS_FabioPAB.rar: ROM que irá customizar seu aparelho para as novas configurações ICS.

*Todos os arquivos se encontram com senha, para descompactar utilize a seguinte senha: eusouandroid.com

DEPOIS DE BAIXAR TODOS OS ARQUIVOS NECESSÁRIOS EM SEU COMPUTADOR, CRIE UMA PASTA NO DESKTOP COM O NOME “DEFY” E JUNTE TODOS OS APLICATIVOS, PROGRAMAS E DRIVERS NELA. FEITO ISSO, VAMOS INICIAR O PRÓXIMO PASSO.

 

  • Instalação dos programas no Computador:

 

1) Instale os drivers da Motorola em seu computador.

2)Instale o RSD Lite em seu computador.

3)Reinicie o Computador para concluir a instalação do programa e dos Drivers.

 

  • 1. Instalando a SBF Virgem:

 

1.1) Desligue seu aparelho;

1.2) Plugue o cabo de dados do celular no computador, não plugue o celular ainda;

1.3) Pressione o botão de diminuir o volume e em seguida pressione o botão “liga e desliga” no defy, mantendo ambos pressionados e conecte o cabo de dados ao aparelho, irá aparecer o logo da Motorola e em seguida um boneco do Android com um ponto de exclamação (neste momento você já pode desplugar o cabo de dados do aparelho).

1.4) Após desplugar o cabo de dados (observe a tela do aparelho, irá aparecer um android com um ponto de exclamação) aperte os botões do volume (de diminuir e aumentar) ao mesmo tempo, aonde aparecerá uma tela, a do Recovery (lembrando que ao pressionar os botões + e – do volume, você navegará nas linhas do menu e o botão liga/desliga do aparelho, selecionará a opção desejada ), feito isso, siga os passos abaixo:

1.4.1) Vá até a opção “wipe data/factory reset” e vá em seguida até a opção “YES”, terminado ele voltará até o Recovery.

1.4.2) Vá até a opção “wipe cache partition” e selecione a opção “YES”.

1.4.3) Vá em “Reboot Systen Now” e aguarde o celular reiniciar.

Assim que ele abrir a tela inicial de configuração, você já pode desligar o celular novamente, não plugue o cabo de dados ainda.

1.5)Feito os passos acima no seu aparelho DEFY, vá até o seu computador e abra o RSD Lite.

Ao Abrir o RSD Lite pela primeira vez, ele irá perguntar-lhe se deseja abrir uma porta para o programa poder atuar no seu celular aí você clica em: Permitir acesso ao firewall. Feito isso o programa irá abrir desta maneira:

1.6) Agora, retorne ao seu aparelho DEFY e pressione primeiramente o botão de aumentar o volume do celular, em seguida o botão de Liga e desliga do aparelho (mantenha ambos pressionados) e, por fim, conecte o aparelho ao cabo de dados, com o RSD Lite aberto em seu computador, assim que a tela do celular “der um sinal de vida” pode soltar os botões do celular. Seu celular entrará na tela do Boot.

O RSD, então, ficará parecido como a imagem:

1.7) Extraia o conteúdo da SBF (ele está na pasta DEFY que você criou, senha para descompactar se encontra no início do tópico) , depois de extraído a SBF ficará assim: JRDNEM_U3_3.4.2_177-005_NORDIC_SIGN_SIGNEDCAJRDN[…]p3_Service1FF.SBF

1.8) Voltando ao RSD Lite, clique no botão com três pontinhos.

1.9) Encontre a SBF do NORDIC (JRDNEM_U3_3.4.2_177-005_NORDIC_SIGN_SIGNEDCAJRDN[…]p3_Service1FF.SBF) que você acabou de extrair e clique em abrir.

Então, ficará assim:

1.10) Clique em START.

O processo poderá demorar até 10 minutos após clicar em START, feito isso ele irá reiniciar sozinho, não se assuste e não remova o cabo de dados do PC/Celular . Só desplugue o cabo de dados após aparecer essa tela de confirmação no RSD Lite:

Pode fechar o RSD Lite e remover o cabo de dados, o processo para instalar uma nova imagem do sistema do aparelho já foi concluída.

No celular, ignore todos os passos de configuração inicial (logins do Google) deixando-o iniciar a home normalmente.

 

  • 2. Realizando o Root no Defy:

 

No seu aparelho DEFY, após reiniciado siga estes passos:

2.1) Menu de Aplicativos > Configurações > Aplicativos > Marque a Opção “Fontes Desconhecidas”, depois vá em Desenvolvimento e Marque a opção “Depuração USB”.

2.2) No seu computador, descompacte o SuperOneClick na pasta do Defy que criamos no inicio do Tutorial (utilize a senha para descompactar, que se encontra no início do tópico).

2.3) Clique para abrir o SuperOneClick.exe, ele abrirá assim:

2.4) Plugue o celular no Cabo de dados.

2.5) Na barra de Status do celular (aquela pretinha a onde ficam os ícones da bateria, sinal do celular, etc) arraste para baixo e selecione a opção “Conexão USB” e selecione “Armazenamento USB” e depois em “ok”.

Deixe o computador reconhecer as mudanças.

2.6) Após reconhecido, vá no programa do SuperOneClick e clique em Root. Em instantes aparecerá a seguinte imagem:

2.7) Selecione a opção Yes:

2.8) Clique em Yes novamente.

2.9) Você poderá desbloquear também o aparelho para instalar programas que não são da PlayStore, basta clicar na opção: Allow Non Market Apps (Requires Root), ficará assim:

Você estará fornecendo as permissões necessárias pra quando quiser executar algum aplicativo ou mudança no aparelho, deixando ele livre de qualquer bloqueio.

2.10) Desplugue o celular do cabo e reinicie.

Parabéns, seu celular está Rooteado e sem restrição para novas instalações de aplicativos que não estão dentro da PlayStore. :D

 

  • 3. Instalando a ROM ICS

 

3.1) Reiniciando o aparelho, plugue o cabo de dados nele.

3.2) Descompacte a ROM “ICS_FabioPAB.rar” (senha p/ descompactar no inicio do tópico), deixando ela assim: “Cyano-Defy-By_FabioPAB V-9.zip”, não extraia novamente, deixe em arquivo .zip..

3.3) Localize o aplicativo “SndInitDefy_version2.apk” na pasta DEFY e jogue junto com a ROM “Cyano-Defy-By_FabioPAB V-9.zip” na raiz do cartão de memória do celular.

3.4) Localize o aplicativo “SndInitDefy_version2.apk” no cartão de memória usando o gerenciador>cartão de memória>Execute o APK, instale e abra ele.

3.5) Clique em “install 2ndInit Recovery”, logo irá aparecer uma mensagem pedindo autorização do SuperUser, você irá permitir as duas vezes em que o aplicativo pedir autorização.

Repare que o seu celular agora está com a Luz do Led na cor VERDE, isso é um bom sinal, significa que ele está habilitado para fazer a transição de uma ROM para outra.

3.6) Volte no menu de aplicativos >Configurações>Aplicativos>Desenvolvimento e DESMARQUE a opção “Depuração USB”.

Reinicie seu celular

3.7) Irá aparecer a Logo em vermelho da Motorola, fique atento ao LED do celular, quando aparecer a cor azul, aperte o botão do volume para baixo, assim você estará entrando no modo Recovery do celular.

Siga estes passos:

3.7.1) Vá em “[OpenRecovery] start”.

3.7.2) Em seguida: “wipe data/factory reset”, clique em “YES”.

3.7.3) Vá em “Instal Zip From Sdcard”.

3.7.4) Depois vá em: “Choose from Sd card”.

3.7.5) Em seguida vá lá para baixo nas opções do cartão de memória e selecione o arquivo em ZIP do “cyano-Defy-By_FabioPAB V-9.zip”

3.7.6) Depois clique em “YES” e aguarde a instalação da nova ROM!

3.7.7) Agora vá na opção “Go Back” clique em “Advanced” e vá na opção “Wipe Dalvik Cache” e clique em “YES”.

3.7.8) Por fim, clique em “Go Back” e clique em “Reboot System now”.

O Boot pode demorar um pouco, mas fique tranquilo, é normal.

Parabéns, desfrute sua nova ROM com ICS, não esqueça de configurar a sua maneira.

 

  • Considerações finais

 

BUGS

Quase nenhum problema encontrado até o momento, único incomodo é na hora de tirar alguma foto na panorâmica, que aí dá APP CRASH! E só para constar, andei lendo que nenhuma ICS grava ou tira foto em 720px!

FONTES:

- Aplicativos encontrados na internet: RSD, OneClick e 2ndInit.

- SBF virgem, eu não lembro aonde encontrei, mas foi em algum fórum, não sei se foi no Orkut ou no XDA-Developers.

- A ROM ICS, foi desenvolvida pelo Fabio PAB / CM9 – Forum Portal Android Brasil.

Tudo, absolutamente tudo nesse tópico, foi retirado da internet através de muita leitura, apenas efetuei todos os procedimentos e descrevi um por um aqui, ao máximo de detalhes possíveis, para que não haja nenhum problema com a instalação.

Felipe Detoni

Concurso Especialistas Android do Eu Sou Android – PARTICIPE!

Tutorial – DEFY ROM Ice Cream Sandwich Cyanogen 9
Avalie este aplicativo: 1 voto(s), média de 5.00 (91%)