Esse tutorial é voltado para o pessoal que, por algum motivo, fizeram uma mudança no seu sistema Android e não se adaptaram e/ou não gostaram das mudanças e estão querendo voltar a SBF/Firmware antiga (padrão de fábrica/operadora), ou, estão querendo somente ATUALIZAR sua SBF/Firmware atual para uma mais recente e estável.

Então, estarei ensinando a substituir sua SBF (ou firmware), dando a ti as seguintes opções de escolha:

  1. Uma SBF COM BLUR e COM personalização da Operadora. (TIM, Vivo ou Claro)
  2. Uma SBF com o BLUR mas SEM a personalização da Operadora. (Retail)
  3. Uma SBF SEM personalização da operadora e também SEM o BLUR. (NORDIC ou DEBLUR)

Vou estar apresentando as três SBF’s mais usadas hoje em dia no DEFY, que são:

A Retail a mesma Firmware que as Operadoras usaram em seus aparelhos, que vem com BLUR, porém, sem personalização da Operadora.

A Nordic (6 de abril) foi a primeira Firmware estável a sair para o nosso aparelho, logo em seguida saiu a Deblur (9 de junho), sendo considerada a mais atual hoje em dia para o DEFY, porém, o tempo de lançamento de uma para a outra foi de apenas 2 ou 3 meses, as duas desenvolvidas não apresentaram defeito nenhum durante os meses decorrentes até a presente data. Ambas não acompanham BLUR e vem sem a personalização da operadora em seu Pack de Instalação embutido.


  • Vamos aos Downloads:

- Drivers da Motorola

- RSD Lite

Reinicie o computador após a instalação desses programas.

Senha para descompactar: eusouandroid.com

Caso já tenha esses dois arquivos acima instalados no seu computador, não será necessário baixar novamente. Baixe somente a SBF que desejar. :D

SBF’s 2.2 Froyo

- SBF Retail* - SBF Claro - SBF TIM - SBF Vivo

*Sem personalização da Operadora.

 

- SBF Deblur** - SBF Nordic**

**Ambas sem BLUR e sem personalização da Operadora.


  • Modo de Instalação:

- Master Reset:

1.1) Desligue seu aparelho;

1.3) Pressione o botão de diminuir o volume e em seguida pressione o botão “liga e desliga” no defy, mantendo ambos pressionados, irá aparecer o logo da Motorola e em seguida um boneco do Android com um ponto de exclamação.

1.4) Aperte os botões do volume (diminuir e aumentar) ao mesmo tempo, aonde aparecerá uma tela, a do Recovery (lembrando que ao pressionar os botões + e – do volume, você navegará nas linhas do menu e o botão liga/desliga do aparelho, selecionará a opção desejada ), feito isso, siga os passos abaixo:

1.4.1) Vá até a opção “wipe data/factory reset” e vá em seguida até a opção “YES”, terminado ele voltará até o Recovery.

1.4.2) Vá até a opção “wipe cache partition” e selecione a opção “YES”.

1.4.3) Vá em “Reboot Systen Now” e aguarde o celular reiniciar.

Assim que ele abrir a tela inicial de configuração, você já pode desligar o celular novamente, não plugue o cabo de dados ainda.

Flasheando o DEFY:

1.5) Feito os passos acima no seu aparelho DEFY, vá até o seu computador e abra o RSD Lite.

Ao Abrir o RSD Lite pela primeira vez, ele irá perguntar-lhe se deseja abrir uma porta para o programa poder atuar no seu computador e celular aí você clica em: Permitir acesso ao firewall.

Feito isso o programa irá abrir desta maneira:

1.6) Agora, retorne ao seu aparelho DEFY e pressione primeiramente o botão de aumentar o volume do celular, em seguida o botão de Liga e desliga do aparelho (mantenha ambos pressionados) e, por fim, conecte o aparelho ao cabo de dados, com o RSD Lite aberto em seu computador, assim que a tela do celular “der um sinal de vida” (acendendo a tela, pouquissima coisa) pode soltar os botões do celular. Seu celular entrará na tela do Boot.

O RSD, então, ficará parecido como a imagem:

1.7) Extraia o conteúdo da SBF que você baixou em seu computador, depois de extraído a SBF ficará mais ou menos  assim: nomedasbfquevocêbaixounositeeusouandroidcom.SBF

Lembre-se, que a firmware que você vai instalar, tem que estar completamente descompactada, você saberá quando aparecer o nome do arquivo com a extensão .SBF não estiver acompanhada pela extensão .RAR/.ZIP.

1.8) Voltando ao RSD Lite, clique no botão com três pontinhos.

1.9) Encontre a SBF descompactada que você optou por instalar em seu DEFY.

Então, ficará assim:

Note, que o grifado em vermelho ali na imagem tem o nome da SBF que você optou por instalar no seu aparelho.

1.10) Clique em START.

O processo poderá demorar até 10 minutos após clicar em START, feito isso ele irá reiniciar sozinho, não se assuste e não remova o cabo de dados do PC/Celular .

Só desplugue o cabo de dados após aparecer essa tela de confirmação no RSD Lite:

Pode fechar o RSD Lite e remover o cabo de dados, o processo para instalar uma nova imagem do sistema do aparelho já foi concluída.

No celular, agora é só aproveitar, ele já está zero denovo, como se tivesse vindo da própria fabrica ou da loja aonde você comprou ele. Não esqueça de ROOTEAR ele, para um melhor aproveitamente das funcionalidades.

Não esqueça, toda vez que você fizer uma instalação dessas, é bom calibrar sua bateria, para que a mesma trabalhe no melhor desempenho, calibre ela CLICANDO AQUI

Para rootea-lo via SuperOneClick, CLIQUE AQUI

Caso queira instalar uma “extensão” pra deixar seu celular “mais” turbinado, basta instalar alguma ROM para o mesmo, ex.: CM7, CM9 ou MIUI.

É isso, pessoal! Qualquer dúvida, estarei a disposição.

Felipe Detoni – Especialista DEFY

[email protected]

Tutorial – DEFY: Instalando qualquer SBF/Firmware (FROYO 2.2) com o RSDLite
Avalie este aplicativo: 1 voto(s), média de 5.00 (90%)