Home Aparelhos Tutorial – DEFY: Instalando qualquer SBF/Firmware (FROYO 2.2) com o RSDLite

Esse tutorial é voltado para o pessoal que, por algum motivo, fizeram uma mudança no seu sistema Android e não se adaptaram e/ou não gostaram das mudanças e estão querendo voltar a SBF/Firmware antiga (padrão de fábrica/operadora), ou, estão querendo somente ATUALIZAR sua SBF/Firmware atual para uma mais recente e estável.

Então, estarei ensinando a substituir sua SBF (ou firmware), dando a ti as seguintes opções de escolha:

  1. Uma SBF COM BLUR e COM personalização da Operadora. (TIM, Vivo ou Claro)
  2. Uma SBF com o BLUR mas SEM a personalização da Operadora. (Retail)
  3. Uma SBF SEM personalização da operadora e também SEM o BLUR. (NORDIC ou DEBLUR)

Vou estar apresentando as três SBF’s mais usadas hoje em dia no DEFY, que são:

A Retail a mesma Firmware que as Operadoras usaram em seus aparelhos, que vem com BLUR, porém, sem personalização da Operadora.

A Nordic (6 de abril) foi a primeira Firmware estável a sair para o nosso aparelho, logo em seguida saiu a Deblur (9 de junho), sendo considerada a mais atual hoje em dia para o DEFY, porém, o tempo de lançamento de uma para a outra foi de apenas 2 ou 3 meses, as duas desenvolvidas não apresentaram defeito nenhum durante os meses decorrentes até a presente data. Ambas não acompanham BLUR e vem sem a personalização da operadora em seu Pack de Instalação embutido.


  • Vamos aos Downloads:

Drivers da Motorola

RSD Lite

Reinicie o computador após a instalação desses programas.

Senha para descompactar: eusouandroid.com

Caso já tenha esses dois arquivos acima instalados no seu computador, não será necessário baixar novamente. Baixe somente a SBF que desejar. :D

SBF’s 2.2 Froyo

- SBF Retail* - SBF Claro - SBF TIM - SBF Vivo

*Sem personalização da Operadora.

 

- SBF Deblur** - SBF Nordic**

**Ambas sem BLUR e sem personalização da Operadora.


  • Modo de Instalação:

- Master Reset:

1.1) Desligue seu aparelho;

1.3) Pressione o botão de diminuir o volume e em seguida pressione o botão “liga e desliga” no defy, mantendo ambos pressionados, irá aparecer o logo da Motorola e em seguida um boneco do Android com um ponto de exclamação.

1.4) Aperte os botões do volume (diminuir e aumentar) ao mesmo tempo, aonde aparecerá uma tela, a do Recovery (lembrando que ao pressionar os botões + e – do volume, você navegará nas linhas do menu e o botão liga/desliga do aparelho, selecionará a opção desejada ), feito isso, siga os passos abaixo:

1.4.1) Vá até a opção “wipe data/factory reset” e vá em seguida até a opção “YES”, terminado ele voltará até o Recovery.

1.4.2) Vá até a opção “wipe cache partition” e selecione a opção “YES”.

1.4.3) Vá em “Reboot Systen Now” e aguarde o celular reiniciar.

Assim que ele abrir a tela inicial de configuração, você já pode desligar o celular novamente, não plugue o cabo de dados ainda.

Flasheando o DEFY:

1.5) Feito os passos acima no seu aparelho DEFY, vá até o seu computador e abra o RSD Lite.

Ao Abrir o RSD Lite pela primeira vez, ele irá perguntar-lhe se deseja abrir uma porta para o programa poder atuar no seu computador e celular aí você clica em: Permitir acesso ao firewall.

Feito isso o programa irá abrir desta maneira:

1.6) Agora, retorne ao seu aparelho DEFY e pressione primeiramente o botão de aumentar o volume do celular, em seguida o botão de Liga e desliga do aparelho (mantenha ambos pressionados) e, por fim, conecte o aparelho ao cabo de dados, com o RSD Lite aberto em seu computador, assim que a tela do celular “der um sinal de vida” (acendendo a tela, pouquissima coisa) pode soltar os botões do celular. Seu celular entrará na tela do Boot.

O RSD, então, ficará parecido como a imagem:

1.7) Extraia o conteúdo da SBF que você baixou em seu computador, depois de extraído a SBF ficará mais ou menos  assim: nomedasbfquevocêbaixounositeeusouandroidcom.SBF

Lembre-se, que a firmware que você vai instalar, tem que estar completamente descompactada, você saberá quando aparecer o nome do arquivo com a extensão .SBF não estiver acompanhada pela extensão .RAR/.ZIP.

1.8) Voltando ao RSD Lite, clique no botão com três pontinhos.

1.9) Encontre a SBF descompactada que você optou por instalar em seu DEFY.

Então, ficará assim:

Note, que o grifado em vermelho ali na imagem tem o nome da SBF que você optou por instalar no seu aparelho.

1.10) Clique em START.

O processo poderá demorar até 10 minutos após clicar em START, feito isso ele irá reiniciar sozinho, não se assuste e não remova o cabo de dados do PC/Celular .

Só desplugue o cabo de dados após aparecer essa tela de confirmação no RSD Lite:

Pode fechar o RSD Lite e remover o cabo de dados, o processo para instalar uma nova imagem do sistema do aparelho já foi concluída.

No celular, agora é só aproveitar, ele já está zero denovo, como se tivesse vindo da própria fabrica ou da loja aonde você comprou ele. Não esqueça de ROOTEAR ele, para um melhor aproveitamente das funcionalidades.

Não esqueça, toda vez que você fizer uma instalação dessas, é bom calibrar sua bateria, para que a mesma trabalhe no melhor desempenho, calibre ela CLICANDO AQUI

Para rootea-lo via SuperOneClick, CLIQUE AQUI

Caso queira instalar uma “extensão” pra deixar seu celular “mais” turbinado, basta instalar alguma ROM para o mesmo, ex.: CM7, CM9 ou MIUI.

É isso, pessoal! Qualquer dúvida, estarei a disposição.

Felipe Detoni – Especialista DEFY

[email protected]

Compartilhe...Share on Facebook0Share on Google+2Tweet about this on Twitter0Pin on Pinterest0
Tutorial - DEFY: Instalando qualquer SBF/Firmware (FROYO 2.2) com o RSDLite

Posts que você pode gostar...
  • weider

    eu já estou na froyo 2.2.1, já existe alguma atualização mais recente??

    • silvio

      Tu quase FERROU meu Defy seu DOIDO….Não recomendo esse tutorial ae.
      Meu Defy nem ligar,nem apertendo e seguramdo “POWER” + botão volume,
      quase tive que levar pra assistencia técnica por causa desse aventureiro ae…
      Não façam esse tutorial,vão matar seus defy

  • Victor

    Lipertino blz vei…? Minha situaçao é meio critica .. vou explicar o q aconteceu….possuo um defy plus mb 526 com versao de 2.3.5..vendo uns tutoriais resolvi mudar para a versao 4.1.1 jelly bean.. so que resolvi voltar a minha versao padrao devido ao alto consumo de bateria…Daí encontrei este blog que ensina com voltar a SBF antiga.. fiz o procedimento todo,ao terminar, porem o meu defy nao sai do estado de tela preta com a inf.. (sw updates in process..) nao consigo fazer mais nada com ele.. O que deu errado tem como me explicar..? esse tuto é valido para a minha versa de defy plus mb526 versao 2.3.5? Me ajuda cara o q devo fazer!!!!!

  • salomao

    Caro Amigo,
    Fiz todo o processo da maneira descrita, tudo parecia normal até aparecer a msg no RSD “Finised” e “PASS”. Retirei o cabo e tentei ligar o celular e não funciona de maneira alguma, nem aparece o Boot segurando as teclas de volume e liga. O máximo que aparece é a luz de ligação quando conecto o USB e caso o RSD esteja conectado ele reconhece. Tentei reistalar o firmware de novo, o processo parece transcorrer normalmente, porém quando termina o aparelho continua sem funcionar. Tem alguma idéia?
    Desde já obrigado.
    Salomao H.

  • Maryanna Gadelha

    Nossa muito obrigada mesmo tinha feito maior merda dando boot no meu delfy agora consegui graças a seus post obrigada mesmo…beijos e boa semana!

  • danilo

    alguem pode mim ajudar meu celular apos eu colocar a rom oficial esta desligando toda hora parecia que estava com problema na bateria pois qualquer movimento mais brusco ele desligava,mais quando eu olhei os detalhes do aparelho ele estava constando mb526 e com a rom 2.3.5,ai eu tornei usar o rsd para colocar uma do mb525 so que aos o termino da instalação meu celular nao reiniciou ele apenas escureceu a tela,e o maior problema agora e que ele nao esta ligando mais nem segurando o volume + e depois o de ligar o aparelho,com isso ele nao esta verificando os dados do aparelho,e eu ja careguei a bateria e nada sera que tem alguma solução para mim agora.

  • Wan

    Amigo estou com um problemão, já instalei a SBF Deblur e SBF Nordic, instalou sem erro algum porém fui fazer os devidos testes e para minha surpresa nenhuma das ROM consegue instalar qualquer aplicatico definitivamente não instala nada, fica apenas o status “instalando” e não acontece nada…teria alguma sugestão?obrigado desde já….

  • joao paulo

    alguem pode dar uma forcinha, meu defy parou de funcionar so ficava no inicio aparecendo blur, fiz todo o procedimento que vcs passam, so que na instalação da roms ele da um erro code group 32 e sempre da falha na instalação. alguem pode me ajudar?

  • tiago gilberto

    pelo tutorial parceiro seguir a risca deu tudo certo aqui no meu defy MB525 por sinal ele veio na versão do android 2.2 antes ele tava na 2.1
    kkkk valeu

  • vinicius

    eu tenho um motorola defy 2.2 e oque acontece, estava instalando o ROM CyanogenMod 7.1.0 e a bateria acabou, ai quando carreguei o cel não saia do logo da motorola, ia eu fiz de tudo, ai quando eu eperto o botão de vol para baixo (-) e o poweer para aparecer o triangulo com o simbolo do android eu faço o procedimento e aparece ” can’t mount cache recovery, en todas as opções, ai quando faço o procedimento de vol pra cima (+) mais power para poder acesar o rsd e instalas o sbf ele da erro .. aparece Fail oque eu faço.. não posso ficar sem cel, obg

  • Leandro Fiori

    Cara, queria gradecer muito o tutorial. Resolveu meu problema (que apareceu do nada, trancava no boot inicial e eu tinha ele todo original). Tenho uma duvida, o meu cel é da vivo e flasheei ele pelo RSD da vivo, mas ele é bloqueado. Se eu flashear pelo Retail, ele aceita chips diferentes, ou é outro esquema?

    • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

      Baixe a SBF deblur e seja feliz, amigão.

      Abraço.

  • marciel

    ola preciso de uma ajuda sua cara. o me defy nao liga mais ele so fica com uma luz branca acessa e mais nada quando eu conecto ele no pc e ligo o RSD aparace “conect…”ai eu rodo a SBF e ele chega no grup 39 e para e da “PASS” ai aparece uma mensagen na tela do defy que esta completo. mais ele nao liga nao faz mais nada alem disso se voce poder me ajudar fico feliz d mais…. obrigado pela atenção ai fera

    • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

      Faça, exatamente, como eu vou dizer, que não tem erro:

      Desligue o seu aparelho;

      Pressione o botão do volume para baixo e ligue o aparelho (o aparelho vai ligar e vai aparecer um Android com um Ponto de Exclamação), beleza.

      Agora aperte o dois botões do volume ao mesmo tempo.

      Entrará no “BootMenu” padrão, dê todos os WIPES que aparecerem na tela, vá em “reboot System Now”, antes de iniciar, faça o passo para o flash, assim que selecionar a opção “reboot system now” já aperte o volume para cima do teu aparelho e mais que depressa o botão de ligar/desligar do mesmo, aí é só plugar no pc. Seu aparelho irá reiniciar em modo flash, aí é só seguir o tutorial de instalação. Atente-se a descompactar p arquivo corretamente. :)

      Abraço. Felipe.

  • wilson machado

    em primeiro lugar meu muito obrigado ao Relipe pelo excelente tutorial.
    no final do procedimento, não apareceu PASS, deu 100% e o status de ligar o telefone manualmente (esperei mais de 1 hora). por isso fechei o programa e desconectei o cabo USB mesmo falando que ia dar problema. fiz isso e o cel só ficava numa tela dizendo que tava conectando com o SERVER. entre na tela da MASTER FACTORY/CACHE (alguma coisa assim) e fiz esse procedimento de novo. aí o celular funcionou beleza com a nova versão. sem VIVO, sem BLUR, só configurações iniciais do google e pronto. show de bola. valeu.

  • allan

    tentei instalar o cyanogen 2.3 no meu defymb525, daí depois de fazer todos os procedimentos ele não saia da tela inicial (Google) não consigo acessar a tela do recovery, só a do boot. tem como intalar o froyo sem fazer o wipe reset? so pelo rsd lite ? obrigado

    • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

      Faça, exatamente, como eu vou dizer, que não tem erro:

      Desligue o seu aparelho;

      Pressione o botão do volume para baixo e ligue o aparelho (o aparelho vai ligar e vai aparecer um Android com um Ponto de Exclamação), beleza.

      Agora aperte o dois botões do volume ao mesmo tempo.

      Entrará no “BootMenu” padrão, dê todos os WIPES que aparecerem na tela, vá em “reboot System Now”, o seu celular ainda não vai iniciar (se ele estiver com o sistema corrompido, como eu imagino que esteja).

      Se ele ficar em BootLoop, retire a bateria e refaça o procedimento via RSD Lite, por favor, atente-se a ler todo o conteúdo deste tutorial e ficar calmo durante o procedimento, isso é bem importante, amigão.

      O que aconteceu com vc já aconteceu comigo, é normal, isso acontece devido a má instalação via RSD Lite as vezes.

      Mas com esse “master reset” que fizemos, vai dar tudo certo, pq acabamos de apagar todos os arquivos corrompidos do sistema que está em conflito no teu aparelho.

      SÓ REMOVA O CABO DE DADOS DO APARELHO, QUANDO O RSD LITE ACUSAR A MENSAGEM “PASS” DO LADO DIREITO DO PROGRAMA, OK?

      É NORMAL DEMORAR UM POUCO A INSTALAÇÃO DA ROM VIA RSD LITE, isso que tá havendo no seu aparelho, é pq removeram o cabo antes da mensagem “PASS” aparecer no programa.

      Digo isso, pq eu fazia isso direto, :b

      A gente fica apreensivo mesmo, é normal, hehe!

      Aguarde seu celular reiniciar normalmente e depois faça o ROOT e Recovery.

      Me diz depois se era isso mesmo.
      Abraço, boa sorte.

      :D

      • joao paulo

        mas brother e se o cel nao ta aparecendo as opcoes quando aperta ligar e volume junto, so aparece a opção direto de quando aperta ligar e volume pra +, ja tentei instalar varias roms e todas dao falha so aparece erro code group 32 e fail. o que faço? pode me ajudar?

  • Fabio

    Felipe, boa noite, meu defy travou no M, não consigo acessar o master reset. Instalei o rsd lite 4.9 e baixei a rom 3.4.2 que voce indicou, descompactei. O celular entra no bootmode, ele conecta e o rsd o reconhece, porem o mesmo nao reconhece o arquivo, .sbf … o que estou fazendo de errado? Grato

    • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

      Será que você extraiu corretamente? Vale lembrar que a extensão do arquivo, você baixa compactada, mas você vai descompactar até aparecer a extensão .SBF

      Verifica pra mim isso aí, abraço.

      • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

        Se continuar dando problema, baixe a SBF Nordic que também é bem comum, assim como a Deblur que vc baixou.

        Abraço.

  • Joel

    Galera, tive que voltar pro froyo, porem o cel nao sai da tela de boot.. fica la carregando.. carregando… ja passei umas 3 vezes o sbf mais nao vai =/

    • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

      Ele não saí do Logo da Motorola pq vc não fez o “Master Reset” antes de iniciar o procedimento. Faça como no tutorial que ele não vai dar conflito, depois que vc der o Master Reset, se ele ficar no logo da motorola, vc só tira a bateria e não liga o aparelho, ja conecta ele ele no computador em modo flash como segue o tutorial.

      Abra o RSD Lite no computador, encontre a SBF que vc baixou (não esqueça de descompactar ela), Verifique se foi descompactada certo, observado se a extensão dela tá “.SBF”.

      Mantenha os Botões do volume para cima e o botão “Power/On” do celular pressionados ao mesmo tempo e plugue o cabo no celular e no computador. Quando o programa Reconhecer o Celular, solte os botões e dê Start. Acompanhe o procedimento na tela do computador, quando der a mensagem “Pass” no canto direito do programa, verifique seu celular e o mesmo deverá estar ligado e funcionando com a FROYO perfeitamente.

      Abraço.

      • Joel

        Ele nao esta travado no M da morte… ele passa pelo boot.. mais fica “travado” no boot animation do android… e ja perdi o acesso ao recovery

        • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

          Então, amigão!

          Vc fez tudo certo, a única coisa que eu acho que tá faltando é o “Master Reset”. Quando eu não fazia o master reset antes de instalar a FROYO, sempre dava esse problema do Boot Loop.

          Faz com calma, tenho certeza que vai dar certo!

          Abraço.

  • Pedro Peres

    Fala Felipe, fiz aqui no meu defy e foi sossegado.
    Valeu!

    Abraço!

  • Pedro Peres

    Felipe Detoni, estou com duas dúvidas:

    Meu celular é da claro, mas uso tim nele, então eu vou ter que pegar personalizar com o sbf da claro, certo??

    Eu tenho o backup da ROM e todas configurações, fazendo isso eu vou perdê-la?!?

    Abraço!

    • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

      Amigão, te dou uma dica, instale a versão Deblur, Nordic ou Retail (eu uso Deblur, sempre), são as versões mais limpas da FROYO. Não vem com o BLUR e sem nada de personalização da operadora, :). Deixando o celular mais “leve”. Vc tem seu backup pelo titanium? Se vc tiver seu backup no seu aparelho, basta vc restaurar em uma dessas ROM’s, acredito que um ou outro aplicativo vá dar conflito (chance mínima). Aconselho depois vc a seguir meu tutorial de ROOT e Recovery, novo método, dois em um, também! Abraço, o/

      • Pedro Peres

        Já respondeu?! Eu estava com medo de ao fazer isso, fosse perder tudo que estava no defy. Fiz o backup pelo ROM manager mesmo. Amanhã eu tento então, e qualquer coisa eu venho te encher o saco de novo!

        Valew!

        • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

          Bom, nunca fiz o backup de uma versão antiga para outra. Não sei se não vai dar conflito, mas acredito que não. Desde que vc faça o backup dos dados basicos (contatos, mensagens, jogos e programas) e não do sistema android completo. Hoje estou em casa, amanhã não. Mas de qualquer forma, tudo que vc precisará, se encontra aqui nesse Post. Abraço.

  • Fernando Ito

    Cara fiz o procedimento acima, porem deu um erro

    error verifying code group 32 checksums, e a tela do
    Motorola DEFY está assim:

    ———————-
    Bootloader |
    09.10 |
    |
    Code Corrupt |
    |
    Battery OK |
    OK to Program |
    Connect USB |
    Data Cable |
    ———————-
    O que devo fazer?

    • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

      Fernando, feche o RSD Lite, desligue seu aparelho, e deixe ele “descansar” um pouco sem bateria. Dê uns dez minutos e refaça o procedimento, se for possível, faça o Master Reset denovo, caso não dê, entre no bootloader novamente com o RSD e tente passar a SBF denovo. Recomendo a DEBLUR, cara. Boa Sorte.

  • rikrdo

    Meu amigo, pluguei o cel no pc, rsd lite reconheceu, tudo bem, mas ta demorando muito, nao sai de In process…… e nao ta mostrando nada de progress. Pode me ajudar?

    • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

      Amigo, dê uma olhada no programa RSD Lite no Computador, é lá que mostra o procedimento da instalação da SBF. Quanto a demora, é normal sim. Não se preocupe, quando o RSD Lite mostrar no Programa a Palavra PASS, você pode desplugar o cabo de dados do PC, que tá tudo ok!

      • rikrdo

        Moral, até q enfim um sinal de vida aqui (progress 3%), mermao eu já tava p fechar o programa. Obrigado!
        outra, meu cel é lente verde, será q ira apresentar algum efeito colateral?

        • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

          Acredito que não vai ter problema, não. O meu é lente vermelha. Se aparecer alguma coisa, avisa aqui, que a gnt busca uma solução. Abraço.

          • rikrdo

            BLZ

  • renatin83

    estas rom funciona no xt 321 defy mini ,o meu esta travando no logo motorora preciso de um software,pode me ajudar

    • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

      Amigo, essa SBF é só para o MB525.

  • rmassis

    Bom dia.

    Eu tenho um Defy MB 525 com android 2.2.1 e está muito ruim de usar trava sempre.

    Você pode me dizer se é possível instalar uma versão mais atual do sistema android como por exemplo a 3.0 ou 4?

    No aguardo.

    Obrigado.

    Abraços.

    • http://www.lipertino.com.br @Lipertino

      Claro que sim, amigo. Você atualizando sua FirmWare 2.1 para a 2.2 já vai ser uma mão na roda, pode seguir esse tutorial, sempre recomendo a SBF DEBLUR por ser a mais atual e não ter as configurações da operadora e nem o BLUR, que é o vilão dos aparelhos. Sempre causa o travamento.

  • Fernando

    legal

  • ketelen

    Cara, meu celular apagou dados sei lá como, tenho um sony ercsson xperia mini 10.
    Ai fiz o tal do backup e restauração dos dados que eu queria, mas eles não voltaram eram msg de textos… então coloquei no pc pra ver e tal ai apareceu esse tal arquivo de sbf só que eu não consigo abrir me da uma força please!!! :)

    • http://www.lipertino.com.br Felipe Detoni

      Qual seu aparelho?

  • weberson

    Muito bom para defy

  • Felipe de Cassio Bianquini

    Muito legal esse tutorial !!!

  • Rogério

    =\ Mulek segui teu tuto a risca e quando instalei a imagem Via RSD lite deu tudo certo e tals, só que na hora de iniciar o bicho so ficou com aquele led branco aceso, putz, nao sai disso já tentei de tudo rapá… acho que ferramos o bicho =\ tres meses de uso =( Será q tem como vc me dar uma luz aê… tah tenso aqui … de já agradeço, abraço…

    • http://www.lipertino.com.br Felipe Detoni

      Comece por me dizer o modelo do seu aparelho, qual SBF que vc instalou e que led branco você tá dizendo?

      • http://www.lipertino.com.br Felipe Detoni

        Vc tem que descompactar duas vezes a SBF que vc deve ter baixado ae no seu computador, amigo. Tem que ter certeza se a SBF foi extraída corretamente. Acho que vc tentou instalar a SBF mas ela estava compactada. Siga esse caminho no seu computador:
        Iniciar > Painel de controle > Opções de Pasta > vai na aba “Modo de exibição” > Desmarque a opção da caixa “ocultar as Extensões dos tipos de arquivos conhecidos”.

        Esse procedimento é para ver a extensão de cada arquivo que vc tem no computador, ex.: NomedaFoto.jpg/ nomedaFoto.png/ NomedoPrograma.exe/ ArquivoCompactado.rar.

        Abraço.

        • http://www.lipertino.com.br Felipe Detoni

          Refaça o tutorial desde o começo, dando o master reset. Vai com calma, cara. Não pule nenhum passo que vai dar certo, eu sempre faço dessa maneira quando vou atualizar o meu.

  • paulocota

    Bom para os defanos

    • weberson

      Kkk e mesmo

  • Mauro

    Felipe Detoni
    Gostaria de saber se tem algum meio de fazer root no mini defy XT321
    obrigado!!!

    • http://www.lipertino.com.br Felipe Detoni

      Boa tarde, amigo. Não tem como ROOTEAR seu aparelho ainda, cara. Ninguém conseguiu até o momento, pelo menos, essa informação tirei do fórum do XDA-DEVELOPERS. Abraço.

  • http://www.jjcomputer.com.br Jefferson

    legal

Vídeos do Canal

video

  Há momentos em que estamos no computador e precisamos de um arquivos que está salvo no celular, e o mesmo se encontra longe ou...