Todo mundo já sabe que nosso Android é um sistema aberto baseado em Linux(Unix), mas nem todo mundo sabe que uma coisa muito importante do Linux foi aplicada em nossos smartphones, a divisão do sistema por partições.

 

Criar uma partição não é exclusividade do pinguim e do robozinho verde, qualquer sistema pode fazer isso. Mas só conheço o Linux que permita separar setores do sistema por partições em sua instalação. Mas por quê fazer isso?

 

Os desenvolvedores não podem entregar o sistema todo ao usuário, o espaço interno do dispositivo já é limitado. O que poderia então, impedir o usuário de instalar centenas de app’s e acabar com o espaço disponível para o cache e para o próprio SO? Partições!

 

Vi em algum lugar que o Galaxy SII tem 12 partições. Sei que tem uma partição em “data/”, outra em “system/”, em “cache/”, “dev/”. O usuário tem acesso somente à partição “data/”, ficando todas as demais para o sistema. Em “system/app” estão os app’s de fábrica e em “data/app” ficam os app’s que você instalou. Se não me engano, já faz um tempo que fiz isso e havia ±50MB livres em “system/app”, então faça o seguinte:

 

1. Primeiramente você deve ter ‘root’ no seu aparelho

 

2. Tenha o aplicativo ‘root explorer’ instalado [ Download – Root Explorer v2.21.1 ]

 

• Utilizando o Root Explorer navegue até a pasta “data/app”;

 

• Aperte “menu” do seu aparelho, e escolha “múltipla seleção”;

 

• Marque todos os aplicativos que você deseja mover (launcher, browser, widget, etc) e pressione em “mover”;

 

• Aperte “voltar” do seu aparelho, até chegar na tela principal do Root Explorer;

 

• Agora vá para “system/app” e pressione em “colar”.

 

Pronto! Você liberou alguns MB para usar mais app’s.

 

PS: TUTORIAL TESTADO EM ANDROID 2.3
 
 

COMPARTILHE

COMO FAZER DOWNLOAD!!! Se estiver com dificuldades com o download ou instalação do aplicativo/jogo, acesse nosso Tutorial Como baixar e instalar apps e jogos do Eu Sou Android.

Link off? Reporte nos coméntarios, isso irá nos ajudar a manter o maximo de links online.