>

Tutorial por Evaldo Avelar Marques

Parte 1 – Conhecendo a Rom

Roms customizadas são o melhor do mundo Android, assim como as distribuições são no mundo Linux, onde você é livre para escolher a distribuição que mais se adequar a você. Além do que, usando  Roms customizadas você não precisa ficar esperando atualização de operadora e boa vontade dos fabricantes para usar una versão do Android mais atual. Nesse cenário a rom Eclipse é uma das melhores para se instalar. Combinando elegância e simplicidade com muita leveza, deixa o telefone mais agradável de usar:
Baseada no Android 2.3.4, o Eclipse roda muito bem no Motorola Milestone 3, apesar de não ser suportada oficialmente pelos desenvolvedores:

Posted Image

A versão do Android que veio no Milestone 3 que adquiri foi a 2.3.4 da Vivo. Nessa rom, lotada de aplicativos inúteis de operadora e com o motoblur, a bateria durava cerca de 14 hrs. Com o Eclipse está durando de 24 a 30 horas! (Usando o wifi cerca de 30 minutos por dia, rádio FM 1h30 e sem usar a internet móvel).

 

O Eclipse é simplesmente rápido, nem foi preciso fazer overclock no processador. Todos os aplicativos rodam bem no aparelho, inclusive a renderização de paginas web no navegador.

Posted Image

O Eclipse proporciona um acesso rápido e fácil aos controles do sistema ao disponibilizar os botões na barra de notificação. O que não acontece na rom oficial da Motorola. Basta deslizar a barra para baixo:

Também há um widget para a área de trabalho. Uma das coisa que a valem a pena a instalação dessa rom é a galeria de imagens que tem efeitos muito legais.  O Eclipse também traz belos papeis de parede além dos padrões do Android.

Alem dos aplicativos tradicionais do Android o eclipse traz instalado o Google Music e  o Car Home.

Posted Image

Uma coisa que talvez poderia ser um problema para alguns usuários Brasileiros é que o eclipse não suporta o idioma Português, apenas o Espanhol e o Inglês. Podemos minimizar isso com o app MoreLocale, mas ele só traduz parte do sistema:

Posted Image

 

Gostou? Então baixe os arquivos necessários para instalar o Eclipse:

SuperOneClick v2.3.3: Habilita o Usuário Root no Android de maneira muito simples.
Fastboot package for UMTS XT860 Retail Brasil – Android 2.3.5 : O ClockworkMod será instalado sobre essa versão do  Android.
RSD Lite 5.5 : Instala a rom no telefone
Eclipse 2.0 : Eclipse Rom 
Bionic ClockworkMod Recovery/Bootstrap: Para fazer backup / restore e instalar ROMs
Moto FM Radio:  Aplicativo para funcionar o rádio FM que não vem por padrão na rom

Faça o Download dos arquivos e no próximo post vamos iniciar a preparação. Todo o processo leva em torno de 30 minutos. Você ira precisar também de um cartão de memória, onde será colocada a rom. Se seu Milestone não veio com cartão arranje  um.

Rom Eclipse no Milestone 3/Droid 3 (XT860)

Parte 2 – Habilitando o Root

Faça este hack por sua conta e responsabilidade, esteja ciente que fazendo isso você estará perdendo a garantia do seu aparelho. O processo funcionou muito bem para mim, mas pode não funcionar para você.
Antes de iniciar, talvez você queira fazer backup das suas apps para restaurar na nova rom. Isso  é perfeitamente possível graças ao Titanium Backup! Existem dezenas de tutoriais pela web ensinado o procedimento. Mas antes é preciso habilitar o root no telefone.
Para o hack funcionar é preciso que o Motorola USB Driver esteja atualizado. Faça a atualização antes de continuar o processo.

image

image

O aplicativo SuperOneClick v2.3.3 faz todo o trabalho para nos. Para isso precisamos apenas habilitar a opção de  o Usb Debugging no sistema. Acesse Menu -> Configurações -> Aplicativos -> Desenvolvimento e marque a opção Depuração USB.

image

Feito isso, conecte o telefone ao computador pelo cabo usb no modo de carregar a bateria – Nenhum, abra o SuperOneClick v2.3.3 e clique em root. O telefone vai reiniciar durante o processo:

image

Ao final responda sim as duas perguntas:

image

image

A parti daqui o root já está habilitado e você já pode instalar o Titanium Backup e realizar o backup da suas aplicações:

image

image

image

 

 

 

 

Na próxima etapa vamos prepara o ambiente para instalar o Eclipse.

Rom Eclipse no Milestone 3/Droid 3 (XT860)

Parte 3 – Preparando o Ambiente

Não se esqueça de fazer backup dos seus arquivos no pc, pois eles podem ser perdidos! Verifique também a carga da bateria, se estiver abaixo de 60%, recarregue-a antes de iniciar o processo, pois o telefone vai precisar realizar algum processamento e isso consome energia.

O primeiro passo é plugar o telefone no cabo USB (No modo de carregar a bateria – Nenhum ) e conectá-lo ao pc (Esse hack foi feito no windows 7).
Com o telefone plugado, abra o RSD Lite. Ele irá reconhecer o telefone conectado:

image

Agora vamos instalar a rom Fastboot package for UMTS XT860 Retail Brasil – Android 2.3.5 que você baixou. Clique no botão ao lado do campo Filename e procure pelo arquivo. O nome padrão é p2b_solana_umts_solana_retail_br-user-2.3.5-5.5.1-112_SLU-39M-110926-release-keys-Brasil-BR.xml.zip.
Não descompacte este arquivo, prefira que o RSD Lite faça isso para você. Clique em Uncompress And Start Flashing para iniciar:

image

 

image

image

Ao terminar de enviar os arquivos o  RSD Lite 5.5 vai reiniciar o telefone:

image

clip_image086

clip_image087

Neste momento, a rom começara a ser instalada. Isso leva em  torno de 5~6 minutos:

clip_image088

Quando o telefone voltar ele já estará pronto para podermos continuar:

image

Se tudo ocorrer bem o  RSD Lite 5.5 vai exibir a mensagem de Finished

image

Terminado essa parte, copie o Eclipse 2.0 para a raiz do cartão de memória:

image

Na próxima etapa vamos instalar o Bionic ClockworkMod Recovery/Bootstrap.

Rom Eclipse no Milestone 3/Droid 3 (XT860)

Parte 4 – Bootstrap Recovery

Depois de instalar o Fastboot package for UMTS XT860 Retail Brasil – Android 2.3.5 precisamos habilitar o root para podermos instalar o  Bootstrap Recovery .

Vamos usar o  SuperOneClick v2.3.3 novamente. Precisamos apenas habilitar a opção de  o Usb Debugging no sistema. Acesse Menu -> Configurações -> Aplicativos -> Desenvolvimento e marque a opção Depuração USB.

clip_image095

Feito isso, conecte o telefone ao computador pelo cabo usb no modo de carregar a bateria – Nenhum, abra o SuperOneClick v2.3.3 e clique em root. O telefone vai reiniciar durante o processo:

clip_image096

Ao final responda sim as duas perguntas:

clip_image097

clip_image067[1]

A parti daqui o root já está habilitado e podemos instalar o  Bootstrap Recovery :

clip_image069[1]

Habilite a opção de instalar aplicativos de fontes desconhecidas:  Acesse Menu -> Configurações -> Aplicativos.

clip_image099

Coloque o Bootstrap Recovery em algum lugar do seu cartão de memória (crie uma pasta app por exemplo ) e em seguida instale-o. Ao abrir o app instalado você vera seguinte tela.


clip_image101

Clique em "Boot Strap Recovery" e dê a permissão de root para o app executar:

clip_image073[1]

Ao termino da execução uma mensagem de sucesso será exibida:

clip_image103

Na próxima etapa vamos instalar o eclipse.

Rom Eclipse no Milestone 3/Droid 3 (XT860)

Parte 5 – Instalando o Eclipse

Se você já tiver copiado o Eclipse 2.0 para a raiz do cartão de memória estaremos prontos para iniciar a instalação.
Novamente no  Bootstrap Recovery, Clique em "Reboot Recovery":

clip_image101[1]

O telefone irá reiniciar com a seguinte tela:

clip_image104

Usando as teclas de volume, escolha a opção  “wipe data/factory reset” (espero que tenha feito backup, pois isso aga todos os arquivos no telefone) e aperte o botão de ligar/desligar para confirmar. Agora procure pelo  “Yes” no meio dos "NO" e aperte o botão de  ligar/desligar para confirmar.

clip_image105

Feito isso, vá até "go-back" e retorne ao menu anterior. Navegue até a opção “install zip from sdcard”depois em “choose zip from sdcard”  e procure pela rom do Eclipse e aperte o botão de ligar/desligar para confirmar. Nesse momento a instalação do Eclipse vai começar, isso pode levar de 5~6 minutos.

clip_image106

Quanto terminar escolha a opção "power-off" para desligar o telefone. Assim que o telefone desligar, desconecte o cabo usb e em seguida segure ao mesmo tempo os dois botões de volume e ligue o aparelho. Você vai cair na tela de boot de telefone.

Com o botão de aumentar volume, escolha "Recovery Mode" e com o botão de diminuir volume, confirme:

clip_image107

O Telefone vai iniciar e parar aqui:

clip_image108

Aperte ao mesmo tempo os dois botões de volume para exibir o menu:

clip_image109

Selecione “wipe data/factory reset” e aguarde… Depois  “reboot system now”

O telefone vai demorar um pouco para iniciar:

clip_image110

Se você visualizar a seguinte tela parabéns! O Eclipse esta instalado!

clip_image111

Agora toque no robozinho para iniciar a configuração do sistema! Uma assistente lhe ajudará no processo.

clip_image113
Na próxima etapa vamos para as configurações finais

Rom Eclipse no Milestone 3/Droid 3 (XT860)

Parte 6 – Configurando o Eclipse

Depois do contato inicial com a rom é hora de configurar algumas coisas básicas e restaurar o backup dos apps.
O Eclipse já traz o root habilitado, então você pode restaurar seus backups sem problemas, basta instalar o Titanium Backup! Existem dezenas de tutoriais pela web ensinando o procedimento.

clip_image115

Para usar o rádio é preciso instalar o app Moto FM Radio. Coloque o apk em algum diretório e instale:

clip_image117

Para usar o 3G é preciso configurar a apn. Acesse Menu ->Settingns-> Wireless  & Network-> Mobile Netowoek->Accsess Point Names-> Menu -> New Apn e preencha os campos de acordo com sua operadora:

TIM Dados

Name = TIM Dados

APN = tim.br

Proxy = Não definido

Port = Não definido

Username = tim

Password = tim

Server = Não definido

MMSC = Não definido

MMS proxy = Não definido

MMS port = Não definido

MCC = 724

MNC = 02

APN type = default

TIM MMS

Name = TIM MMS

APN = tim.br

Proxy = Não definido

Port = Não definido

Username = tim

Password = tim

Server = Não definido

MMSC = http://mms.tim.br

MMS proxy = 200.179.66.242

MMS port = 8080

MCC = 724

MNC = 04

APN type = mms

Claro Dados

Name = Claro Dados

APN = claro.com.br

Proxy = Não definido

Port = Não definido

Username = claro

Password = claro

Server = Não definido

MMSC = Não definido

MMS proxy = Não definido

MMS port = Não definido

MCC = 724

MNC = 05

APN type = default

Claro MMS

Name = Claro Foto

APN = mms.claro.com.br

Proxy = Não definido

Port = Não definido

Username = claro

Password = claro

Server = Não definido

MMSC = http://mms.claro.com.br

MMS proxy = 200.169.126.10

MMS port = 8799

MCC = 724

MNC = 05

APN type = mms

OI Dados

Nome = Oi Dados

APN = gprs.oi.com.br

Proxy = Não definido

Porta = Não definido

Usuário = oi

Senha = oi

Servidor = Não definido

MMSC = Não definido

Proxy de MMS = Não definido

Porta MMS = Não definido

MCC = 724

MNC = 31

Tipo autenticação = Não definido

Tipo APN = default

OI MMS

Nome = Oi MMS

APN = mmsgprs.oi.com.br

Proxy = Não definido

Porta = Não definido

Usuário = oimms

Senha = oimms

Servidor = Não definido

MMSC = http://200.222.42.204:8002

Proxy de MMS = 192.168.10.50

Porta MMS = 3128

MCC = 724

MNC = 31

Tipo autenticação = Não definido

Tipo APN = mms

Vivo Dados

Nome = VIVO Internet

APN = zap.vivo.com.br

Proxy = Não definido

Porta = Não definido

Usuário = vivo

Senha = vivo

Servidor = Não definido

MMSC = Não definido

Proxy de MMS = Não definido

Porta MMS = Não definido

MCC = 724

MNC = 10

Tipo autenticação = pap ou chap

Tipo APN = default

Vivo  MMS

Nome = VIVO MMS

APN = mms.vivo.com.br

Proxy = Não definido

Porta = Não definido

Usuário = vivo

Senha = vivo

Servidor = Não definido

MMSC = http://termnat.vivomms.com.br:8088/mms

Proxy de MMS = 200.142.130.104

Porta MMS = 80

MCC = 724

MNC = 10

Tipo autenticação = pap ou chap

Tipo APN = mms

Então é isso! Você agora é livre! Não depende mais da Motorola para usar uma rom leve e bonita. Com o tempo você vera que vale a pena usar o Eclipse, você ganhará em desempenho e bateria além de aprender Inglês :).

Obrigado por ler este tutorial, deixe nos comentários a sua opinião sobre Eclipse.

Tutorial por

Evaldo Avelar Marques
Analista Desenvolvedor
 

 

Gostou? Envie seu post!

Compartilhe suas Experiências! AQUI!

 

 

 

 

 

Referencias:
http://droidbionicroot.com/droid-bionic-hacks/how-to-install-clockworkmod-recoverybootstrap-on-the-droid-bionic/
http://droidmodderx.com/bionic/234-2/
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1384676

COMPARTILHE
Criador do Eu Sou Android, compartilho conteúdo de qualidade. Gosto de ter personalidade própria. eu sou eu mesmo. Duvidas? Comente!

COMO FAZER DOWNLOAD!!! Se estiver com dificuldades com o download ou instalação do aplicativo/jogo, acesse nosso Tutorial Como baixar e instalar apps e jogos do Eu Sou Android.

Link off? Reporte nos coméntarios, isso irá nos ajudar a manter o maximo de links online.