XkII8hz

Saiba tudo sobre Kernel no seu Note 2.

O Kernel Perseus é um kernel modificado (custom) criado por Andei Lux, um dos reconhecidos desenvolvedores dos fóruns do XDA Developers para o Samsung Galaxy Note 2 GT N7100. Artigo por Marcell H. Koshiyama.

XkII8hz

Originalmente o Kernel Perseus foi desenvolvido para o Samsung Galaxy S3 (GT i9300), mas considerando que este aparelho assim como o Samsung Galaxy S3 LTE (GT i9305), Samsung Galaxy Note 2 (GT N7100) e o Samsung Galaxy Note 2 LTE (GT N7105) derivam da mesma Midas Plataform (veja mais aqui: http:// http://www.midasplatform.org), este kernel foi portado, pelo próprio desenvolvedor para o Samsung Galaxy Note 2 e disponibilizado pela primeira vez em 4/06/2012 em sua versão alpha 3. Em termos leigos, mesmo o desenvolvedor tendo o Samsung Galaxy S3 ele pode portar o seu fantástico kernel sem nunca ter encostado a mão em qualquer outro aparelho.

Este kernel vem com o aplicativo STweaks que é instalado automaticamente e tem uma função muito parecida com o já conhecido SetCPU, porém mais adequado para um kernel tão especializado como o Perseus (e particularmente eu gostei muito do STweaks)

Ao contrário de alguns outros kernels (como é o caso do Kernel Note2Core do desenvolvedor Gavin Lewarne ou do Kernel N.E.A.K de Simone), o Perseus não possui muitos “governors”, havendo na verdade apenas dois: pesagusq e performance. Os “governors” criam perfis de trabalho para o CPU segundo as solicitações que o uso do proprietário do aparelho e os aplicativos por ele utilizados façam.

Uma vez configurado com o “governor” “performance”, seu aparelho funcionará sempre com a frequência mais alta possível, melhorando a performance do aparelho durante o uso. Isso não vem de graça. Uma vez que há uma melhora no desempenho do funcionamento doa parelho, haverá também aumento no consumo de energia.

O “governor” “pegasusq” é um perfil parecido com o presente em alguns kernel chamado de “ondemand”, porém adaptado para os processadores quadcore. Este perfil realizará a solicitação de mais ou menos desempenho do processador, conforma a necessidade, permitindo manter a performance aliado a uma redução no consumo de energia de sua bateria. Por trabalhar sempre com frequências mais baixas que se elevam conforme a necessidade, pode haver um discreto atraso em algumas funções, mas nada que atrapalhe o uso do seu Android.

Este kernel permite realizar o “undervolt”. Mas no que isso implica afinal de contas? Em economia de energia é claro! Mas a “undervoltagem é uma faca de dois gumes. Se fizer de forma incorreta, seu aparelho pode não ter o desempenho que deveria.

O kernel perseus na minha humilde opinião já vem configurado e modificado para ter desempenho aliado a economia, portanto não há necessidade de ficar fazendo muitas modificações. Caso você não queira, nem precisa manter o STweaks instalado em seu aparelho. É o kernel que considero ideal para o usuário iniciante (quando se tornar um usuário mais avançado, provavelmente vai te interessar o Kernel RedPill – só para atiçar sua curiosidade: ele permite inverter as memórias interna e externa de seu aparelho e nem há necessidade de formatar seu cartão de memória para esse ou aquele formato, em um processo totalmente reversível e seguro).

E só para você ter uma ideia de quão a frente o desenvolvedor está da maioria dos outros: o kernel Perseus foi o primeiro custom kernel a ter implementado a correção para a “Sindrome da Morte Súbita” do Samsung Galaxy S3 e do Samsung Galaxy Note 2.

Este é um kernel que gerencia muito bem a memória RAM de seu aparelho, mantém a fluidez mesmo com o modo de economia de energia ativado e mesmo para gamers hardcore, dificilmente deixará seu aparelho congelar.

Existem muitos detalhes relacionados a esse kernel, mas que devem ser utilizados por usuários mais avançados. Para os que estão iniciando recomendo ir realizando as modificações sempre aos poucos para entender no que implicam. E sempre que as fizer, nunca se esqueça de ter um backup sempre atualizado de seus apps.

Como instalar

ATENÇÃO! TODO PROCEDIMENTO PODE CAUSAR DANOS AO SEU APARELHO, INCLUSIVE PODE LEVAR A PERDA DE GARANTIA. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUALUQER TIPO DE DANO QUE POSSA OCORRER EM SEU EQUIPAMENTO. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!

TENHA SEMPRE SEU APARELHO COM PELO MENOS 100% DA BATERIA CARREGADA ANTES DE REALIZAR QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO.

1 – É necessário que seu aparelho esteja com acesso root liberado;

2 – Baixe o Odin Mobile para o seu aparelho e instale-o;

3 – Baixe o Kernel Perseus para o Samsung Galaxy Note 2 GT N7100:

Download AQUI

Ou para o Samsung Galaxy S3 GT i9300:

Download AQUI

para o seu aparelho em um local de fácil localização;

4 – Abra o Odin Mobile e clique em "Kernel", localize o arquivo que você acabou de baixar (está no formato *.tar) e selecione-o;

Veja como usar o Mobile Odin em Tutorial – Como usar o Mobile Odin

5 – Deixe marcada a opção "wipe dalvick cache" e em seguida clique em "Flash firmware";

6 – Seu aparelho reiniciará e o Kernel estará instalado e seu aparelho seguro.

Com este Kernel será instalado o STweaks que permite realizar as mesmas manipulações de frequencia, voltagem, etc.

Artigo e tutorial por Marcell H. Koshiyama – Androideando Smartphone & Cia

http://phabletgalaxy.webnode.com

COMPARTILHE
Criador do Eu Sou Android, compartilho conteúdo de qualidade. Gosto de ter personalidade própria. eu sou eu mesmo. Duvidas? Comente!

COMO FAZER DOWNLOAD!!! Se estiver com dificuldades com o download ou instalação do aplicativo/jogo, acesse nosso Tutorial Como baixar e instalar apps e jogos do Eu Sou Android.

Link off? Reporte nos coméntarios, isso irá nos ajudar a manter o maximo de links online.