O Google Maps é uma poderosa ferramenta, por isso faça-o trabalhar para você com algumas dessas dicas e truques.

Reuni aqui as melhores dicas e truques para usar o Google Maps no seu Android.

Alguns deles são grandes poupadores de tempo, enquanto outros simplesmente darão a você mais opções na configuração do Google Maps para trabalhar da maneira que você quiser – em qualquer caso, eles vão ajudá-lo a ser um mestre do mapeamento em seu Android.

1º – PRESSIONE O BOTÃO BRANCO PARA PULAR DIRETO PARA A NAVEGAÇÃO

Ao navegar por lugares no Google Maps você geralmente faz uma escolha de qual caminho que pretende tomar para chegar lá. Talvez você conheça mais ou menos a área e sabe que uma rua em particular é melhor que a outra, ou talvez você só quer usar uma rua secundária em vez da via principal. Mas às vezes você realmente não se importa como chegar lá, mas que você quer chegar lá do modo mais eficiente possível.

Para iniciar rapidamente uma navegação, quando você selecionar um local simplesmente clique no botão de navegação branco – o Google Maps, então, iniciará a navegação para o local de sua posição atual e tomará o caminho mais rápido possível. Sem se preocupar com pontos de início ou rotas, apenas clique naquele botão e vá embora. Ele funciona para todas as opções de navegação – como transporte público e ciclismo – também.

T10GM 01

2º – SELECIONE QUALQUER LUGAR NO MAPA, E NÃO APENAS PONTOS DE INTERESSE

Na maioria das vezes estamos descobrindo locais e direções para os lugares de pesquisa ou apenas navegando nas redondezas do mapa. Mas você pode realmente salvar ou navegar para qualquer local, independentemente de haver ou não tecnicamente um “lugar” (prédio, casa, shopping, indústria, etc.) no Google Maps. Apenas dê um longo clique em qualquer lugar do mapa – se é uma esquina ou no meio de um parque – para soltar um pino vermelho e salvar o local ou usá-lo como um ponto de início/fim de sua navegação.

T10GM 02

3º – SALVAR LOCAIS COM ESTRELAS PARA BUSCÁ-LOS DEPOIS MAIS RAPIDAMENTE

Se você quer se lembrar de um restaurante que um amigo recomendou, marcar um ponto na praia, que foi particularmente agradável ou talvez lembrar de onde você estacionou o carro, você pode “estrelar” locais no Google Maps para manter o controle sobre eles.

T10GM 03..

Se você pesquisar um ponto específico de interesse ou apenas der um longo clique no mapa para soltar um pino em um local arbitrário, clique na barra inferior para revelar informações sobre aquele lugar e, em seguida, clique em salvar na estrela. A localização será então adicionado à lista de “seus lugares” encontrada tanto no aplicativo como no site do Google Maps. Locais com estrela vão aparecer como sugestões ao pesquisar no Google Maps, e também serão mostrados no mapa durante a navegação nessa área.

T10GM 03.

4º – USE ALGUNS MOVIMENTOS DE DEDOS AVANÇADOS PARA OBTER UMA MELHOR VISÃO

O Google Maps pode ser manipulado de muitas maneiras diferentes, não apenas dando o zoom-in ou zoom-out que estamos acostumados. Se você quiser mais que uma visão “achatada”, deslize para cima na tela com dois dedos para obter uma perspectiva diferente. Você pode deslizar de volta para baixo com dois dedos para voltar à vista de cima para baixo.

 

Se você quiser rodar o mapa de seu modo de exibição padrão com vista para o Norte, mova dois dedos em um movimento circular para obter uma vista para uma rua em particular. Você sempre pode clicar no compasso no canto superior direito para retornar ao modo de exibição padrão.

T10GM 05

5º – TENTE UM DUPLO CLIQUE E SEGURE PARA DAR ZOOM, EM VEZ DE FAZER O MOVIMENTO DE PINÇA

Se você está andando na rua com apenas uma mão livre ou você simplesmente não quer desperdiçar o tempo de envolver duas mãos para dar zoom, o Google Maps faz isso por você. Em vez de ampliar pinçando para dentro ou para fora com dois dedos, tente tocar duas vezes em uma localização para aumentar parcialmente o zoom naquele local.

T10GM 06

Além disso, você pode segurar o segundo clique e deslizar o dedo para cima ou para baixo para ampliar ou reduzir o zoom. Então, isso é clique, clique e segure, deslize o dedo para cima ou para baixo. Demora um pouco para se acostumar (especialmente se você usou-o na orientação inversa em versões anteriores de aplicativos) mas com apenas uma mão você faz o zoom livre tudo e é muito mais fácil.

6º – CLIQUE NA BÚSSOLA PARA ALTERNAR ENTRE A VISTA BLOQUEADA E SUA PRÓPRIA VISÃO

Diferentes pessoas preferem diferentes formas de usar os seus mapas. Alguns preferem estar sempre olhando o mapa para o Norte, enquanto outros querem que aponte o caminho que eles estão procurando. Felizmente, você pode alternar entre os dois modos com um simples clique no ícone de compasso no canto superior direito.

T10GM 07

O telefone não pode sempre saber qual caminho exatamente que está direcionado no início, mas ele pode descobrir isso muito rapidamente na maioria dos casos. E para aqueles que preferem usar esse método para se locomover, é uma grande economia de tempo.

7º – USE COMANDOS DE VOZ DURANTE A NAVEGAÇÃO

T10GM 08

Há algumas versões o Google Maps adicionou a capacidade de dar comandos de voz durante a navegação, diminuindo o número de cliques que seriam necessários para fazer as coisas no carro ou em sua bicicleta. Durante a navegação, um simples clique no botão do microfone vai deixá-lo em seguida, falar ao telefone ao invés de dar cliques adicionais para fazer as coisas. Experimente estes comandos de voz diferentes:

  • Como está o trânsito à frente?
  • Ocultar trânsito.
  • Mostrar visão geral da rota.
  • Qual é a minha próxima curva?
  • Mostrar rotas alternativas
  • Quando chegarei lá?
  • Navegue até [falar o local]

O Google também está atualizando regularmente o Maps com novos comandos de voz.

8º – ADICIONE OS SEUS ENDEREÇOS DE CASA E DO TRABALHO

Se você tiver relatórios de localização ativados no seu telefone e faça uma viagem regular para o mesmo lugar, o Google tem uma boa ideia de onde são sua casa e trabalho e irá pedir que você confirme o palpite dele no Google Now, mas se você quer cortar direto o assunto, você pode inserir manualmente sua casa e endereço de trabalho no Google Maps.

T10GM 09

Basta deslizar a partir da borda esquerda para revelar o painel lateral e clicar em Configurações, depois em Editar casa ou trabalho e digite um ou ambos os endereços. Isso não só vai permitir que o Google agora lhe dê sugestões do “tempo para casa” e do “tempo para o trabalho” baseadas em quando ele pensa que você precisará deles, ele também permite o comando de voz “me leve para casa” rápido e fácil e irá dar o seu endereço de casa como uma opção salva quando você estiver navegando.

9º – AJUSTE O TEMPO DE PARTIDA OU CHEGADA PARA SEU TRANSPORTE PÚBLICO

O transporte público é geralmente um grande (e não tão caro) meio de contornar as grandes cidades, mas que muitas vezes leva um pouco de planejamento extra para obter uma viagem pronta. Com o Google Maps você não está restrito a procura de horários de ônibus, trem e metrô para agora – você pode conseguir informações de transporte público para sair ou chegar numa hora específica.

T10GM 10

Uma vez que você colocar em seus pontos de início e fim na exibição de transporte público do Google Maps, clique no botão de Partida às… no canto superior esquerdo para abrir o seletor de tempo. Você pode então entrar com um tempo específico que você pretenda sair ou chegar ao destino selecionado, incluindo dias no futuro, se você é um grande planejador. Se você planeja sair tarde da noite, você pode tocar na opção Última no canto superior direito para ver o último horário de transporte público possível para voltar para casa.

10º – SALVE MAPAS PARA USAR OFFLINE

Apesar de ser fortemente dependente de download de dados de mapeamento de como você se move no mapa, o Google Maps oferece recursos de mapeamento offline básicos se você souber onde olhar.

T10GM 11

Para salvar uma área para uso offline, clique na barra de pesquisa e, em seguida, digite o nome da cidade e clique em Download. Você será levado de volta para o mapa com um pedido para centralizar a área que você deseja salvar – tudo visível na tela será salvo desde que não ultrapasse o limite de 2,5GB. Clique em Download, dê ao mapa um nome, e ele permanecerá no seu dispositivo por 30 dias antes de ser excluído.

T10GM 12

O Maps já podia salvar mapas. A novidade é que ele ganhará funções que tipicamente necessitam de internet: fará buscas por estabelecimentos comerciais e lugares dentro da área selecionada (assim como ver informações básicas a respeito deles, como telefone e cardápio), traçará rotas entre dois pontos e dará orientações pelo guia de voz.

Ficam de fora da versão offline, por enquanto, o acompanhamento do trânsito em tempo real, a informação da chegada dos próximos ônibus, assim como as rotas de bicicleta e transporte público.

Como sempre, nós adoraríamos ouvir você. Você pode deixar-nos saber seus pensamentos e opiniões na seção de comentários abaixo.

COMPARTILHE
Sou técnico em informática, amante de novas tecnologias e um apaixonado pelo Android. Estou aqui para compartilhar meus conhecimentos com vocês e ajudar nosso blog a crescer. Caso tenha alguma dúvida é só entrar em contato.

COMO FAZER DOWNLOAD!!! Se estiver com dificuldades com o download ou instalação do aplicativo/jogo, acesse nosso Tutorial Como baixar e instalar apps e jogos do Eu Sou Android.

Link off? Reporte nos coméntarios, isso irá nos ajudar a manter o maximo de links online.